História na prova do Barro Branco: o que cai?

História no Barro Branco: um resumo

O concurso da Polícia Militar de São Paulo para Oficial do Barro Branco ocorre todos os anos e oferece diversas vagas para os candidatos. 

Situada na zona norte da capital paulista, no bairro que acabou dando o nome ao estabelecimento, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi fundada no ano de 1910 e seu papel principal é, através de ensino de nível superior, formar e aperfeiçoar oficiais da Polícia Militar do estado de São Paulo. 

História no Barro Branco: importância da matéria

Os concursos, considerados concorridos, são conhecidos por possuírem provas difíceis. Assim, se você deseja garantir a sua vaga, é fundamental que você domine todos os conteúdos que caem na prova. E você sabia que a disciplina de história possui um peso muito grande no exame? 

Isso mesmo! As questões de história podem ser encontradas dentre aquelas de ciências humanas e totalizam 8 questões próprias dessa matéria. 

Dessa maneira, é fundamental que você se prepare para responder questões complexas sobre diversos períodos da história. Para isso, você deverá, antes de mais nada, conhecer os tópicos que são cobrados dentro dessa prova. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

História no Barro Branco: os tópicos abordados

Antiguidade

A idade antiga abrange os eventos que aconteceram desde o fim do período Neolítico, ou seja, aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, até a queda do Império Romano, em 476 d.C.. Enfatize, em seus estudos, as civilizações da Mesopotâmia, a Grécia Antiga e o Império de Roma.

A Idade Média

A Idade Média se inicia no século V e acaba no século XV. Estude o feudalismo, as Cruzadas, o papel da Igreja Medieval e a formação dos Estados Nacionais.

A Idade Moderna

O termo “Idade Moderna” se refere ao período entre 1453, com a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano e 1789, com a tomada da Bastilha pela população parisiense. Estude com maior ênfase as Guerras de Religião, a Guerra dos 100 Anos e a Guerra dos 30 Anos. Entenda também o absolutismo.

A Idade Contemporânea

Estude, principalmente, a Primeira Revolução Industrial, a Primavera dos Povos e a Guerra Fria.

O Brasil Colônia

O período conhecido como “Brasil Colônia” se inicia no ano de 1530, com a primeira expedição realizada no litoral brasileiro por Martim Afonso de Souza , e termina no ano de 1822. Estude os principais aspectos da economia colonial e as tentativas da coroa portuguesa de criar um governo no país.

O Brasil império

O chamado “Brasil Império” se inicia no ano de 1822, com a proclamação da independência, e termina em 1889, com a proclamação da república. Estude com atenção os principais aspectos do Primeiro e do Segundo Reinado, bem como as revoltas que aconteceram no Período Regencial. Ainda, dê uma atenção especial para a Guerra do Paraguai.

O Brasil República

O estudo deve se iniciar desde o ano em que foi instaurado o regime republicado no Brasil (1889) até os dias atuais. 

Enfatize, dentro dos seus estudos, os principais eventos da chamada República da Espada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.