História Geral: o Império Turco-Otomano

Império Turco-Otomano: um resumo sobre o tópico

O Império Turco-Otomano foi um próspero e poderoso império que se consolidou no século XIII, durante a Idade Média.

O assunto pode ser cobrado por questões de história nos vestibulares e na prova do ENEM, principalmente devido à desintegração do Império com o fim da Primeira Guerra Mundial.

Império Turco-Otomano: Introdução

O Império Turco-Otomano, também denominado de Império Otomano, se iniciou no ano de 1299. Em seus primórdios, o Império surgiu no território em que atualmente se encontra a Turquia e seu fim seria marcado pelo fim da Primeira Guerra Mundial.

Império Turco-Otomano: Características

Os primórdios da formação do Império Turco-Otomano se encontram no século XIII, em que algumas tribos dos turcos nômades passariam a se fixar na Anatólia.

O nome otomano deriva do guerreiro Otoman I, o responsável pelo processo de consolidação do Império Otomano a partir do século XIII. Os otomanos iniciaram, nesse período, um grandee processo de expansão territorial que se iniciou com a conquista de partes da Ásia e foi responsável por expandir consideravelmente a área por eles dominada.

Em 1300, as tropas de Otoman I seriam responsáveis por importantes vitórias contra os bizantinos. Otoman seria sucedido por Orkhan, seu filho, que utilizaria habilidosas estratégias administrativas e contribuiria para a difusão da religião muçulmana sobre os territórios conquistados.

É válido destacar que, segundo estudiosos, a expansão territorial do império pôde ocorrer devido à tolerância às tradições e à religião dos povos que eram conquistados. Assim, os grupos dominados poderiam manter suas próprias convicções desde que se submetessem às leis do novo dominador.

O apogeu do Império Turco-Otomano ocorreu com a tomada de Constantinopla, no ano de 1453. Esse evento fez com que entre os séculos XV e XVI o Império Turco-Otomano se tornasse uma das maiores potências de todo o mundo.

Império Turco-Otomano: Economia

O poder do Império Turco-Otomano era, em grande parte, garantido pela prosperidade econômica. Todos os anos os turcos organizavam caravanas em direção à Meca, local de onde eles transportavam especiarias indianas, como seda, pedras preciosas e pérolas, que depois seriam vendidas para diversos compradores.

E é justamente devido à essa habilidade comercial que, até o século XV, o império era considerado o principal fornecedor de todo o Ocidente de produtos processados ??e matérias-primas, como madeiras, alcatrão, seda, tapetes, louça de cobre e algodão.

Destaca-se também a agropecuária praticada em grande escala nos diversos domínios do Império.

Império Turco-Otomano: Declínio

O Império Turco-Otomano começou a perder seu poder e sua influência no fim do século XVI, quando o exército imperial tentou tomar a cidade de Viena, na Áustria, mas sem sucesso. A batalha deu início a um século de guerras com os países europeus que seriam responsáveis por fazer com que o Império Otomano perdesse regiões importantes de seu território.

Posteriormente, no século XIX, pressões nacionalistas na região dos Balcãs, parte do império, passaram a ameaçar a estabilidade do Império.

A queda definitiva do Império ocorreu com o fim da Primeira Guerra Mundial. Isso porque, os otomanos haviam se aliado à Tríplice Aliança, ao lado da Alemanha, que saiu derrotada da guerra. Assim, ao fim do conflito, o território do ex-império se reduzia somente à atual Turquia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.