Doutrina Truman: o início da Guerra Fria

A Doutrina Truman: um resumo sobre o assunto

A Doutrina Truman foi, basicamente, uma política externa criada pelo presidente americano Truman e que seria responsável por dar início à Guerra Fria.

O assunto é extremamente cobrado nas principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e para as questões de geografia e história do ENEM.

A Doutrina Truman: Introdução

A Doutrina Truman foi uma política externa desenvolvida durante o governo do presidente americano Harry S. Truman, que se iniciou no ano de 1945 e terminou no ano de 1953.

A política possuía uma série estratégias econômicas, diplomáticas e militares próprias e de alcance mundial. Ainda, a doutrina foi a responsável por oficialmente iniciar a Guerra Fria, no contexto pós-guerra.

A Doutrina Truman: Contexto Histórico

Em 1945, a Europa estava completamente destruída pela Segunda Guerra Mundial e precisava de ajuda econômica para se recuperar.

Entre todas as nações no contexto do pós-guerra, as que mais se destacaram economicamente e politicamente foram os Estados Unidos e a União Soviética, principalmente por meio da demonstração de poder bélico. Consequentemente, essas duas potências se tornariam os responsáveis por ajudar financeiramente e dominar ideologicamente grupos de países, divididos em dois blocos: o bloco socialista e o bloco capitalista.

Porém, essa divisão de influência das potências foi também acompanhada por uma grande rivalidade. No ano de 1946, Winston Churchill, primeiro-ministro britânico fez uma crítica aos soviéticos, afirmando que a União Soviética era um novo inimigo depois dos nazistas.

Paralelamente, em 12 de março do ano de 1947, um ano após a afirmação de Churchill, o presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman fez um discurso no Congresso Nacional americano alertando sobre a ameaça comunista em escala mundial e afirmando que os EUA deveriam assumir uma disputa contra os soviéticos para frear o avanço de sua ideologia. Esse discurso marcou o início da Doutrina Truman e, consequentemente, o início da Guerra Fria.

A Doutrina Truman: Características

O principal objetivo da Doutrina Truman era impedir o avanço do comunismo no mundo e preservar o capitalismo diante dos avanços políticos realizados pela URSS.

No início, a Doutrina seria utilizada somente para apoiar a Grécia e a Turquia que estavam em guerra civil que poderia colocar os dois países sob domínio soviético. Porém, posteriormente a Doutrina Truman iria se expandir e tomar dimensões mundiais, assumindo um papel muito importante durante a Guerra Fria.

Os americanos iriam, por exemplo, como parte da Doutrina, utilizar diplomatas para obter aliados contra os soviéticos. Além disso, expedições de interferência militar em conflitos de outras nações e ajuda financeira para quem aceitasse as condições do empréstimo americano eram também atitudes incentivadas pela Doutrina do presidente Truman.

O recurso financeiro para a Doutrina Truman veio do Plano Marshall, que, entre os anos de 1947 e 1951, contou com mais de 135 bilhões de dólares destinados à reconstrução da Europa.

Ao mesmo tempo em que a Doutrina era colocada em prática nos EUA, a URSS realizava testes com a primeira bomba atômica. Essa atitude, descoberta pelos Estados Unidos no ano de 1949, foi determinante para a criação do bloco militar capitalista sob a liderança dos americanos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, conhecida como OTAN). Em resposta, os soviéticos criariam o Pacto de Varsóvia, no ano de 1955.

Ainda, os americanos incentivariam, durante a vigência da Doutrina e da Guerra Fria, uma série de golpes militares, especialmente na América Latina, como aquele que ocorreu no Brasil no ano de 1964.

A Doutrina Truman: Declínio

A Doutrina Truman continuaria a influenciar o pensamento norte-americano por muito tempo, mesmo após o fim do mandato do presidente Truman. Somente com o fim da Guerra Fria e o fim da URSS é que a doutrina conheceria o seu declínio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.