Absolutismo Francês: um resumo

Absolutismo Francês: tudo sobre esse assunto

O absolutismo francês foi fundamental na Idade Moderna, sendo o responsável por diversas transformações políticas, econômicas e sociais.

Esse tópico é cobrado com uma frequência muito grande nas principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM. Assim, é fundamental que você domine as características mais importantes do absolutismo francês.

Absolutismo Francês: Introdução 

O regime absolutista esteve presente na França durante a Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII. 

O marco de consolidação do poder do monarca no Estado Nacional ocorreu com a Guerra do Cem Anos, que se iniciou no ano de 1337 e terminou no ano de 1453. A criação de um exército permanente para combater no conflito consolidou as bases do que, anos depois, se tornaria o absolutismo.

Absolutismo Francês: O poder real

No final do século XIV, a França havia consolidado a sua expansão da Europa, dominando um amplo território. No mesmo período, o país havia superado o sistema feudal e as suas características, deixando o modelo medieval para trás. Contemporaneamente, os monarcas franceses centralizaram o poder e, acima de tudo, passaram a intervir diretamente na economia, expandindo a cobrança de impostos para toda a nação e criando a burocracia do Estado. 

Além disso, as guerras religiosas, que também aconteceram no século XVI, foram responsáveis por fortalecer o poder real, uma vez que o monarca francês assumiu um papel indispensável no controle dos conflitos religiosos que ocorriam no país. Assim, mesmo com a divisão do país e com diversos embates religiosos e civis, o poder dos monarcas franceses se fortalecia a cada dia. 

Absolutismo Francês: Embasamento teórico

Embora as guerras religiosas e políticas tenham se comportado como eventos indispensáveis para a transição da França do período medieval para o período moderno, os monarcas franceses também contaram com um amplo embasamento teórico de alguns dos principais teóricos da época, consolidando as bases para o absolutismo.

Um dos teóricos que mais se destacou no período foi Jean Bodin, considerado o primeiro teórico do absolutismo. No século XVI, Bodin publicou a sua obra Six Livres de la République, em que afirmava a necessidade de uma forte monarquia para evitar a anarquia. Ainda, Bodin foi o responsável pela criação da “teoria do direito divino dos reis”. Por meio dessa teoria, o pensador afirmava que o governo dos reis possuía a legitimidade divina.

Jacques Bossuet também foi um importante pensador do período e que, em sua obra A política tirada da Santa Escritura, acrescentou ainda mais ideias ao pensamento de Bodin.

Absolutismo Francês: Luís XIV, o Rei Sol

Luís XIV, também conhecido como Rei Sol, governou a França entre os anos de 1643 e 1715, provocando uma série de mudanças econômicas, políticas e culturais.

Historiadores afirmam que o absolutismo francês nasceu justamente com esse monarca, uma vez que Luís XIV foi o responsável por concentrar o poder real e consolidar a intervenção estatal na economia. A sua frase “o Estado sou eu” resume muito bem as principais diretrizes do sistema absolutista, bem como de sua organização política e social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.