Os Principais Acontecimentos da Idade Moderna

Os Principais Acontecimentos da Idade Moderna: introdução

A Idade Moderna foi o período que se iniciou no ano de 1453 ou 1492 (divergência entre historiadores) e terminou no ano de 1760 ou 1789 (divergências). A Era Moderna foi marcada por grandes transformações no cenário econômico, político e social.

Dessa forma, é fundamental que você saiba quais foram os principais acontecimentos da Idade Moderna e que você compreenda de que forma eles marcaram as mudanças que ocorreram no mundo em épocas posteriores.

E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com os acontecimentos mais marcantes dessa época. Dessa maneira, você poderá se preparar e responder as questões dos vestibulares ou da prova do ENEM tranquilamente

É válido relembrar que se você deseja saber mais sobre as principais características da sociedade e da política desse período basta clicar nesse link!

Os Principais Acontecimentos da Idade Moderna: Confira quais são eles

Diversos foram os fatos e acontecimentos da Idade Moderna que mudaram a estrutura social, política e econômica do mundo. Veja, a seguir,  os eventos mais importantes e relevantes que ocorreram no período e que determinaram de forma definitiva os novos rumos da humanidade.

  • Colonização: foi durante a Idade Moderna que teve início a colonização da América, continente descoberto por Cristóvão Colombo em 1492. A colonização do continente americano foi realizada por espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses que estabeleceram colônias a fim de explorar os recursos naturais e a mão de obra local através da escravização. Inicialmente, os primeiros escravos eram os indígenas, povo nativo das regiões colonizadas. No entanto, a escravidão desses locais foi marcada pela presença da mão-de-obra africana, obtida através do tráfico negreiro.
  • Reformas Religiosas e Contrarreforma: as reformas religiosas se iniciaram no século XVI, com a ideologia de Martinho Lutero. Posteriormente, o rompimento com a Igreja Católica se expandiria também para a Inglaterra, com o Anglicanismo, e para a Suíça, com o Calvinismo. A Igreja, por sua vez, responderia às contestações com a criação da Contrarreforma, no ano de 1545.
  • Primeira Revolução Industrial:  a substituição da manufatura pela maquinofatura foi a principal contribuição do evento que ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial, iniciada no ano de 1760. A Revolução contribuiu para a consolidação do capitalismo na Idade Moderna, para o êxodo rural e para a transformação da sociedade.
  • Iluminismo: o Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na França durante o século XVIII e que se espalhou por toda a Europa Ocidental e para, até mesmo, as colônias europeias na América. Essa corrente de pensamento defendia o uso da razão e da ciência em detrimento ao uso da fé. A extrema defesa da razão fez com que o século XVIII ficasse conhecido como o Século das Luzes. O movimento foi, ainda, a inspiração para os movimentos revolucionários em diferentes partes do mundo, como a Inconfidência Mineira, no Brasil, e a Revolução Francesa, na França.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.