Poupança orgânica: a viabilização de suas metas 

Uma poupança pode ser direcionada objetivamente para que você possa amparar as suas metas e viabilizar suas finanças.

Uma poupança pode ser direcionada objetivamente para que você possa amparar as suas metas e viabilizar suas finanças de forma orgânica.

Poupança orgânica: a viabilização de suas metas 

Sendo assim, é importante que se atente a diversos fatores inerentes à sua situação financeira, ainda que você esteja em uma situação orçamentária negativa, visto que é possível alcançar seus objetivos de forma dinâmica.

Utilize ferramentas de gestão

No início do seu plano de finanças, é relevante que você utilize aplicativos de finanças, ou ainda, ferramentas de gestão, como o Trello.

Entretanto, além das dicas citadas acima, caso você esteja inadimplente, é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas de forma planejada.

Negociação

De forma geral, sugerimos que conheça o Feirão Serasa Limpa Nome, visto que se trata de um evento que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida. 

No entanto, a FEBRABAN e o Banco Central realizarão um mutirão para os inadimplentes durante este mês de novembro de 2021, e pode ser viável conhecer essa ideia e analisar as propostas, no entanto, insira as parcelas negociadas no seu planejamento financeiro.

Trocas

Ademais, pode ser viável realizar trocas de rotina e utilizar ferramentas de ampla gestão. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de tarifas, por isso, pode ser viável realizar a troca da sua conta corrente por uma conta digital. 

Por conseguinte, posteriormente, a viabilização de uma poupança requer que você tenha a poupança como um hábito. Isso significa que você deve direcionar todos os valores economizados para essa finalidade, de modo que crie hábitos econômicos de forma orgânica e direcionada.

Sendo assim, é importante que direcione valores referentes as compras que não foram feitas, descontos que você obteve através de alguma vantagem (programas de cashback, por exemplo).

Por conseguinte, conforme o seu planejamento financeiro evoluir,  você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança. Para isso, é possível utilizar métodos eficientes, como a metodologia do pote.

Tenha paciência com o seu processo

Além disso, é importante que tenha paciência com o seu processo, visto que esse processo pode ocorrer de forma não linear. Mudar hábitos requer paciência e disciplina, por isso, você deve se direcionar de forma planejada; ainda que seja algo perceptível e resolutivo apenas em longo prazo. Portanto, defina suas metas e modifique pequenos hábitos na sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.