Cartão de crédito: ferramenta de gestão financeira pessoal 

O cartão de crédito pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão financeira pessoal. Confira alguns pontos relevantes!

O cartão de crédito é uma ferramenta eficiente dentro do planejamento financeiro e deve ser utilizado de forma planejada. Sendo assim, não é necessário descartar o cartão de crédito para que você possa controlar suas finanças, no entanto, é necessário que você tenha consciência quanto a sua função financeira.

Cartão de crédito: ferramenta de gestão financeira pessoal 

 Primeiramente, você deve ter um planejamento financeiro, de modo que consiga controlar a sua rotina. Sendo assim, pode ser viável que você utilize ferramentas de gestão, como o Trello ou  aplicativos de finanças.

O cartão de crédito não é uma renda extra 

O cartão de crédito não é uma renda extra e não deve ser utilizado como uma extensão do seu salário, já que esse é o caminho para que você perca o controle financeiro.

Faça compras planejadas e específicas

Sendo assim, o cartão de crédito deve ser utilizado para compras específicas, ou ainda que você utilize seu cartão mensalmente, essa utilização deve ser planejada, de modo que você pague a fatura em sua totalidade, já que são elevadas as taxas de juros do rotativo do cartão.

 Busca por opções de cartão de crédito sem anuidade. São muitas as opções oferecidas pelas fintechs, no que diz respeito a ausência da anuidade, bem como, muitos bancos tradicionais estão optando por apresentar esse produto ao seu cliente.

Opção de crédito sem anuidade

Sendo assim, é importante que você faça uso desta ferramenta adquirindo um cartão de crédito sem anuidade e utilizando-o na sua rotina, todavia, tenha controle quanto à utilização.

O cartão de crédito deve ser usado em situações emergenciais, bem como, também para que você possa parcelar compras mais caras, já que é uma maneira de direcionar as parcelas no seu planejamento financeiro.

No entanto, ao utilizar o cartão diversas vezes para valores baixos, você pode perder o controle de suas finanças de uma forma mais rápida do que através de uma utilização planejada para um valor maior.

Flexibilize suas demandas e controle pequenos gastos de rotina 

Além disso, você pode fazer uso do aplicativo oferecido pelas empresas que emitem o cartão e limitar o seu gasto mensal dentro do seu planejamento. Pois é possível que ajuste o limite do cartão, dessa forma, você aumenta o seu controle e flexibiliza suas demandas pessoais.

Portanto, o cartão de crédito é uma ferramenta que pode ser utilizada a seu favor e não contra suas finanças. Todavia, para isso é necessário que você controle e direcione a usabilidade do cartão e mantenha em dia a fatura, pagando o valor correspondente em sua totalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.