FEBRABAN e BC realizarão mutirão para negociação financeira em novembro

Conforme informações oficiais da FEBRABAN, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontecerá entre 01 e 30 de novembro. Saiba mais!

Conforme informações oficiais da FEBRABAN, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontecerá entre 01 e 30 de novembro. Entenda melhor o funcionamento do mutirão e veja os motivos pelos quais essa pode ser uma boa oportunidade para os inadimplentes!

FEBRABAN e BC realizam mutirão para negociação financeira em novembro

Esse mutirão é uma iniciativa da Febraban em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal. 

De acordo com as informações da FEBRABAN As dívidas serão negociadas pelo site de mediação de conflitos consumidor.gov.br, criado pela Senacon junto com os Procons, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. 

Oportunidade para você sair das dívidas e melhorar a sua saúde financeira

Por isso, essa é uma oportunidade para você sair das dívidas e melhorar a sua saúde financeira, já que os descontos podem ser bastante atrativos para os inadimplentes.

De acordo com a instituição, o Mutirão é adequado para algumas situações específicas. Confira alguns pontos destacáveis, ou seja, veja para quais dívidas o Mutirão é adequado:

  • as que estão em nome de uma pessoa natural (física); 
  • Bem como, as que estão em atraso; 
  • as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e 
  • as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

Existe alguma forma de saber quais são minhas dívidas?

Sim. De acordo com as informações da FEBRABAN você pode acessar o relatório com o registro de suas dívidas, o REGISTRATO. O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) do REGISTRATO não é atualizado imediatamente após o pagamento da dívida. Visto que as atualizações ocorrem após o dia 20 do mês seguinte ao do pagamento, ressalta a FEBRABAN.

A instituição ressalta que o Mutirão é para negociar individualmente com cada instituição. Sendo assim, você pode negociar com mais de uma instituição, mas é relevante que considere que o valor disponível no mês para o pagamento das dívidas é limitado.

Direcione suas finanças de forma planejada

Por isso, a instituição orienta o cliente que avalie se o montante disponível é suficiente para negociar com todos os credores no Mutirão. Caso você possua mais de uma dívida e esteja com dificuldade para analisar o que pode negociar, busque atendimento em Procons, Defensorias Públicas ou Juizados Especiais Cíveis, orienta a Federação Brasileira dos Bancos.

Temos várias dicas para as suas finanças pessoais, sendo assim, clique no destaque e direcione o seu planejamento financeiro, aproveitando o  Mutirão da Negociação e Orientação Financeira como uma oportunidade de direcionamento financeiro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.