Poupança Através da Metodologia do Pote

Você conhece o método do pote? Pode te ajudar a criar uma poupança

É  nomeado “método do pote”  uma maneira de direcionar o seu dinheiro para que possa viabilizar uma poupança. Confira!

Para poder fazer o uso da metodologia do pote, primeiramente, você deve ter uma clareza sobre o seu salário líquido ou qualquer outra renda mensal, mesmo que ainda seja uma renda variável, você deve ter uma base sólida. Pois, esse método consiste em dividir percentuais do valor de forma categórica.

Necessidades básicas – O pote número 1 

As suas contas imprescindíveis são as suas necessidades básicas e devem ir para o pote número 1. Sendo assim, são os chamados custos fixos, como o seu fornecimento de água, energia elétrica, telefone, internet, alimentação, transporte, plano de saúde,  educação etc. A ideia dentro da metodologia é que esse primeiro pote fique com 55% da renda da família.

Entretenimento –  O pote número 2

O pote do entretenimento ocupa o segundo lugar na metodologia. Sendo assim, a ideia é que direcione 10 por cento do rendimento mensal para se divertir.

Há várias opções baratas em situação normais. Porém, considerando a pandemia  na qual ainda estamos, é possível realizar programas em casa como dançar, assistir filmes, fazer uma conferência por vídeo com os amigos,  por exemplo.

Educação ocupa o  terceiro pote

A educação na metodologia do pote não diz respeito ao seu custo fixo, como a escola do seu filho, por exemplo. Significa novos conhecimentos. 

Sendo assim, o valor que você deve investir em cursos e livros é de 10% da sua renda. Dessa forma, direcione esse valor para que agregue valor cultural.

 E a poupança? É o próximo potinho, o número 4!

A reserva de emergência está dentro do quarto pote. Para essa finalidade deve direcionar 10% da sua renda. Sendo assim, é importante que você mande esse valor direto para a poupança

Objetivos em longo prazo – O 5º potinho

Os seus objetivos em longo prazo também precisam ser contemplados. Por isso, o método do pote orienta que você direcione 10% da sua renda para uma reserva em longo prazo.

As doações e presentes ocupam o sexto e último potinho

Você gosta de presentear as pessoas e também gosta de ajudar? Isso é ótimo! Mas é preciso que esses valores estejam dentro do seu planejamento financeiro.

Por isso, a metodologia do pote orienta que pelo menos 5% da sua renda seja direcionado para essa finalidade. 

Recapitulando

De acordo com o método do pote, você deve dividir a sua renda da seguinte forma:

  • Necessidades básicas – Pote número 1 – 55%
  • Diversão – Pote número 2 – 10%
  • Educação – Pote número 3 – 10%
  • Poupança para a reserva de emergência – Pote número 4 – 10%
  • Reserva em longo prazo – Pote número 5 – 10%
  • Doações e presentes – Pote número 6 – 5%
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.