Adoecimento psíquico devido ao trabalho – Como lidar com isso?

adoecimento psíquico devido ao trabalho pode surgir em diversas fases de nossas vidas. Não é porque você é visto como “bem-sucedido” que isso não irá acontecer com você em algum momento. Afinal, são muitas questões que estão relacionadas com esse adoecimento. Por conta disso, elaboramos esse conteúdo para lhe ajudar a ter uma visão mais aprofundada sobre o tema. Acompanhe.

Adoecimento psíquico devido ao trabalho: Quais são as causas?

Antes de qualquer coisa, vamos analisar as principais causas do adoecimento psíquico devido ao trabalho:

1- Necessidade de escolher a carreira certa

Desde a adolescência, somos bombardeados por informações e imposições acerca do mercado de trabalho. Constantemente nos perguntam o que “desejamos ser” assim que crescermos.

Para algumas pessoas, essa pergunta pode ser respondida rapidamente. Enquanto que, para outras, a resposta é uma verdadeira incógnita.

Aqui, nasce a primeira pressão diante do mercado de trabalho: Será que eu realmente fiz a escolha certa? Será que estou na carreira que mais combina comigo?

2- Pressões cotidianas por prazos e “perfeição”

Já dentro do ambiente corporativo, as pressões que os prazos e o perfeccionismo geram sobre o trabalhador são muito intensas. Isso, no médio e longo prazo, pode provocar o adoecimento psíquico devido ao trabalho.

3- Chefe egocêntrico e autoritário

Chefes egocêntricos, que não reconhecem a equipe e que querem “tudo do seu jeito” podem minar a saúde mental dos colaboradores.

4- Relações conflituosas entre os colegas

Os próprios conflitos entre colegas, como aqueles que surgem depois de uma fofoca no trabalho, podem criar uma pressão inconsciente nas pessoas que gera o adoecimento psíquico devido ao trabalho.

5- Estresse financeiro do trabalhador

O estresse financeiro do trabalhador também pode sobrecarregar o sujeito. Este, sente-se desmotivado e sem propósito, devido ao salário não ser compatível com as suas reais necessidades. Aqui, nasce mais uma vez o adoecimento psíquico devido ao trabalho.

Como lidar com o adoecimento psíquico devido ao trabalho?

Lidar com o adoecimento psíquico devido ao trabalho é fundamental para restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho. Para isso, é preciso reconhecer a causa primordial do problema. Dessa forma você terá informações sobre as questões que estão sobrecarregando a sua saúde mental, podendo criar estratégias e planos de ação que lhe ajudem a “sair dessa”.

Além disso, é importante você compreender que não há necessidade de resolver isso sozinho. Hoje, você pode buscar pela psicoterapia e assim ter o acompanhamento de um profissional durante o seu processo de autoconhecimento; a sua aprendizagem diante do gerenciamento das emoções e um acompanhamento na mudança de carreira, quando necessário.

Buscar ajuda é um sinal de força, pois mostra o quanto você está disposto a mudar a sua realidade no trabalho.

Quando uma crise aparecer, considere ainda que a sua carreira não tem um ponto final. Isto é, o trabalho que você vive hoje, não precisa ser o mesmo daqui cinco anos. Faça um planejamento de carreira dinâmico e entenda que tudo pode mudar, a partir do momento que você deseja fazer uma mudança.

Invista em você, no seu futuro, trace planos e cuide da sua saúde mental! Ela é mais valiosa do que um prazo que precisa ser cumprido. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.