Hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho – Conheça quais são

Você sabia que existem hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho? E que esses hábitos, por mais “silenciosos” que sejam, podem estar esgotando a sua produtividade e motivação? Pois é! Por isso fizemos este conteúdo com os detalhes que podem fazer diferença na sua rotina a partir de hoje. Acompanhe para saber mais.

Hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho

A ansiedade no trabalho pode atrapalhar os seus resultados e fazer com que você se sinta estagnado na carreira, por exemplo. Desse modo, reconhecer os gatilhos do problema é fundamental para manter a saúde mental sempre em dia.

Conheça agora os hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho:

1- Não saber dizer “não”

O simples fato de não saber dizer  “não” pode fazer com que você acumule uma carga de trabalho que não condiz com a sua capacidade de entrega.

Sendo assim, comece a se posicionar de forma mais intensa, não aceitando qualquer demanda apenas para “agradar” o chefe. Aprenda a dizer “não” de forma cordial e sempre argumente que a sua rotina está atarefada e que, aceitar mais um serviço, pode impactar na qualidade do trabalho.

2- Deixar o perfeccionismo falar mais alto

Quando tentamos fazer tudo de uma maneira perfeita, tendemos a investir um tempo exagerado para uma mesma atividade. Isso, no longo prazo, gera mais ansiedade e nos impede de ter um dia a dia produtivo.

3- Sono de má qualidade

O simples fato de não dormir bem à noite já é um dos hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho. Isso porque o nosso corpo precisa descansar, assim como a nossa mente, para que no dia seguinte as funções cerebrais funcionem adequadamente, sem gerar estresse ou ansiedade.

4- Não se alimentar direito

Ter hábitos saudáveis é fundamental para uma vida feliz e de qualidade. Portanto, alimentar-se bem é uma peça-chave para quem quer ter mais bem-estar no trabalho. Caso contrário, a alimentação ruim pode inflamar o corpo, provocar mal-estar, diminuir a autoestima, causar doenças físicas, etc.

5- Querer fazer tudo sozinho é um dos piores hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho

Querer resolver tudo sozinho também é um dos hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho de maneira expressiva. Afinal, nós somos seres sociais e, como tais, precisamos das outras pessoas para sermos felizes e concluírmos nossas tarefas de maneira efetiva.

Sendo assim, pare de querer fazer tudo por sua conta e comece a delegar atividades. Assim você conseguirá ter mais tempo para o que você faz bem, gerando ainda mais resultados para o seu trabalho.

6- Não priorizar as pausas e os descansos

Ter em mente que “quanto mais você faz, melhor é” pode ser um dos hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho. Isso acontece devido ao fato de que o nosso corpo e a nossa mente necessitam de pausas ao longo do dia, pois não conseguimos manter o foco pleno em uma mesma coisa, por horas a fio.

Mas sim, precisamos de pausas para dar aquele restart em nossa energia mental, voltando para a atividade com muito mais motivação e, consequentemente, menos estresse.

Respeite os seus limites e use-os ao seu favor ao longo da sua rotina de trabalho! Pois assim você conseguirá diminuir a ansiedade no dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.