Como lidar com um chefe egocêntrico – Veja algumas dicas

Lidar com um chefe egocêntrico pode parecer um verdadeiro desafio. A autoestima, a autoconfiança e até mesmo o emprego entram nesse jogo de manejo. Com isso em mente, como lidar com a situação sem criar intrigas ou conflitos desgastantes? Como abordar uma pessoa egocêntrica para tentar, na medida do possível, estabelecer uma relação mais saudável? Veja algumas dicas em nosso conteúdo!

Como lidar com um chefe egocêntrico

O primeiro ponto que deve ser analisado são as sensações que você sente diante das situações. Você tem se sentido atacado ou inferiorizado? Esse tipo de sentimento não pode passar despercebido. Existe um limite entre o chefe egocêntrico e você, mesmo que isso não pareça claro.

Ou seja, caso você se incomode de maneira profunda, não hesite na hora de comunicar o RH da empresa. Acredite, é bem possível que o chefe aja dessa forma, pois nunca ninguém teve coragem de tomar alguma atitude administrativa.

Em contrapartida, se o egocentrismo não chegar a ser algo agressivo e que tire de você a chance de expor ideias, então vamos à algumas medidas que podem amenizar algumas situações:

Não confronte o chefe egocêntrico no calor do momento

Sabemos que não somos de ferro. E como tal, acabamos sentindo raiva, angústia, medo, etc. No entanto, também não podemos nos deixar levar por esse tipo de emoção. Saber gerenciar as emoções é um passo importante, ao passo que você não deve confrontar o chefe egocêntrico no calor do momento. “Bater boca” pode tornar a relação cada vez mais difícil e, no fim, pode custar o seu emprego.

Por isso, respire fundo e tente manter a serenidade. Depois, quando o momento passar, converse com o chefe em particular, jamais na frente de outras pessoa. Explore as suas ideias com clareza e demonstre as injustiças que você percebeu.

  • Dica: Uma forma de apresentar algo que você não gostou é ilustrando com a história contrária. Exemplo: você se sacrificou para um trabalho, mas não foi reconhecido? Conte uma estória onde o seu chefe “luta” por algo e ninguém sabe que foi ele quem fez.

Cuidado com os elogios exagerados: nunca tente manipular o chefe

Lidar com um chefe egocêntrico está longe de ser o mesmo que manipulá-lo. Por isso, seja sincero com você mesmo! Se quiser elogiar o chefe, elogie por algo que realmente faça sentido para você. Caso contrário, ele pode compreender a sua atitude como manipuladora, e não é isso que você quer, não é mesmo?

Se a conversa particular não ajudar, converse com outros superiores e não faça fofoca

Cuidado com a forma como você tenta lidar com um chefe egocêntrico! Jamais faça fofoca para outros profissionais e, quando a conversa com o líder não resolver o problema, busque suporte adequado dentro da empresa. Isto é, leve as suas questões para o RH, e nunca para o colega do lado. As fofocas podem queimar a sua imagem e, em alguns casos, tirar a sua razão da situação. Por isso, comunique quem realmente pode te ajudar, ok? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.