Fofoca no trabalho: Como lidar com esse problema nas relações?

fofoca no trabalho pode pôr a perder a união de uma equipe. Ela também pode prejudicar a autoestima e a autoconfiança dos colaboradores, gerando um clima nada agradável dentro do ambiente corporativo. Sendo assim, saber driblá-la, logo no começo, é muito importante para garantir mais bem-estar no trabalho. Para isso, algumas atitudes devem ser consideradas. Acompanhe o artigo para saber quais são elas!

Como lidar com a fofoca no trabalho

Embora em algumas situações ela possa ser vista apenas como uma “piadinha”, a fofoca no trabalho pode ter um efeito devastador. Especialmente se a outra pessoa, que é alvo dos comentários maldosos, fica sabendo do que é falado. Além disso, esse tipo de atitude pode gerar um processo por danos morais, tornando a situação ainda mais desgastante.

Portanto, se você quer se livrar desse tipo de problema, mas não sabe como agir diante dos colegas que adoram fazer uma fofoca, veja as nossas dicas para você:

1- Faça com que os comentários que cheguem até você, parem em você!

Em muitos casos, será inevitável: a fofoca no trabalho chegará até você. Porém, é importante que você faça com que estes comentários não “saiam dali”. Ou seja, não caia na tentação de passar essa informação adiante. Permita que o que você ouviu seja a mola propulsora do ditado que diz que “entrou por um ouvido e saiu pelo outro”.

Da mesma forma, não comente a fofoca e não demonstre interesse. Apenas ouça. Mas jamais faça perguntas que poderão “atiçar” a outra pessoa a falar mais sobre o tema.

2- Devolva a fofoca enaltecendo a qualidade da outra pessoa

Ouviu um comentário pejorativo sobre alguma pessoa? Devolva com uma observação positiva sobre ela. Assim você fará com que o seu colega pense sobre o assunto e perceba que, sim, todos temos qualidades e defeitos e, por isso, devemos sempre olhar o lado bom de quem está perto de nós.

3- Não se isole como tentativa de fugir dos comentários

Cuidado com o isolamento! Como vivemos em ambiente sociais, ficar isolado para fugir da fofoca pode ser ainda pior. Afinal, você pode passar uma imagem de “pouco confiável” ou “antissocial”. Por isso, procure manter-se perto das outras pessoas, mas sem participar da fofoca no trabalho.

4- Não confronte a outra pessoa, mas tenha um posicionamento

Não tente rebater o “fofoqueiro” com agressividade ou apontando de maneira pejorativa o posicionamento dele. É claro que a atitude dele está errada, mas apenas “xingar” e “ofender” não resolverá o problema.

Vale mais você dizer “não gosto de falar sobre isso” do que dizer “você está sendo ridículo”. Pense sobre isso! Você deve ajudar o seu colega a refletir sobre a atitude dele, e não fazer com que ele sinta raiva de você.

5- Não acredite em tudo o que você ouve e filtre as informações

Por fim, cuidado para você mesmo não cair nas tentações da fofoca no trabalho! Lembre-se de sempre checar a veracidade das informações antes de sair comentando sobre o assunto. Afinal, a fofoca acontece, mas ela só acontece se as pessoas a praticarem.

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