Você é um chefe tóxico? Saiba identificar comportamentos ruins

Já parou para pensar se você é um chefe tóxico? Afinal, muito se ouve falar sobre ambiente tóxico no trabalho, mas nem sempre imaginamos que nós mesmos podemos ser os causadores desse tipo de problema, concorda?

Pensando nisso, fizemos este guia com algumas considerações que podem ajudar você a detectar esse problema. Acompanhe e fique por dentro!

Será que você é um chefe tóxico? Veja alguns sinais!

Mas afinal, será que você é um chefe tóxico? Abaixo listamos sinais que podem deixar esse tipo de, digamos, “diagnóstico”, mais claro e preciso. Veja:

1. Você tem dificuldade para prestar atenção no que as pessoas falam

Você pratica a escuta ativa com os seus subordinados, ou percebe que tem certa dificuldade para prestar atenção no que os outros falam? Pense um pouco sobre isso.

Às vezes, você nem se dá conta de que fica “viajando” nos seus pensamentos enquanto os liderados falam. Cuidado.

2. Você é sempre o último a ser procurado quando ocorre um problema na empresa

Aconteceu um problema na empresa, mas você é sempre o último a saber… Isso ocorre de forma recorrente? Bem, essa situação pode denunciar uma insegurança dos liderados para com você. Afinal, eles têm “medo” da sua reação autoritária.

3. As pessoas parecem intimidadas na sua presença

As pessoas mudam o semblante, o comportamento e até o tom de voz quando você aparece? Os seus liderados demonstram desconforto e comportamentos de quem está intimidado? Pense sobre isso!

Pode ser que a forma como você se comunica e impõe tarefas está deixando as pessoas com um medo real da sua presença.

4. Você muda o tom de voz quando algo dá errado

Quando um liderado vem lhe contar alguma coisa negativa, qual a sua reação? Saiba que você é um chefe tóxico se costuma aumentar o tom de voz, por conta do humor negativo do momento.

Afinal, não, não é normal aumentar o tom de voz com os seus liderados. Isso pode ser visto como abusivo e humilhante!

5. Você não conhece o seu time e mesmo assim demanda mil tarefas a ele

Você saberia apontar quais são os atributos e habilidades da cada um dos integrantes da sua equipe? Ou você sequer tem ideia do que eles sabem fazer bem?

Se você não se atenta às habilidades de cada um, pode estar delegando tarefas de uma forma que provoca sobrecarga no trabalho, além de desmotivação.

6. Você parece estar sempre mal humorado

Quando você observa os seus próprios comportamentos, expressões faciais e formas de se comunicar, você percebe que aparenta estar mal humorado? Se sim, saiba que esse comportamento pode dar a entender que você é um chefe tóxico. Fique de olho na sua postura!

7. A rotatividade é realidade na sua empresa

A rotatividade dos colaboradores é uma realidade muito intensa no seu setor? Bem, pode ser que as pessoas estejam partindo em busca de uma liderança mais saudável!

Fique atento aos sinais e procure se policiar para não ser o tipo de líder que você mesmo não gostaria de ter.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.