Qual a importância da escuta ativa?

importância da escuta ativa está intimamente relacionada com a capacidade de  darmos mais atenção ao discurso alheio. Ela perpassa as nossas relações interpessoais tanto na vida pessoal, quanto profissional, se tornando uma ferramenta de comunicação incrível.

Afinal, como sabemos, a escuta ativa é a capacidade de ouvir o outro sem censura e sem nenhum preconceito. É a capacidade de dar atenção ao que se ouve, deixando as distrações de lado e focando na conversa que está sendo construída com o outro.

E embora a escuta ativa possa parecer algo óbvio, se pararmos para analisar, nem sempre conseguimos colocá-la em prática em nossa rotina. Isso porque muitas vezes agimos no piloto automático, impedindo que a nossa mente se atente verdadeiramente ao que o outro está falando.

Por isso, neste conteúdo nós iremos apontar a real importância da escuta ativa para que você a compreenda ainda mais. Vamos lá?

Qual a importância da escuta ativa?

Podemos dizer que, em linhas gerais, a importância da escuta ativa está associada com a nossa capacidade de criar laços sociais mais fortes e saudáveis. É através dessa escuta que conseguimos compreender melhor os outros e, consequentemente, a nós mesmos.

Quando ouvimos – de verdade – quem está em nossa volta, passamos a manejar os relacionamentos de uma maneira mais harmoniosa e equilibrada. Reconhecemos os limites dos outros e respeitamos, além de aprendermos a ouvir as emoções alheias.

Assim, em paralelo a essa escuta mais apurada nós também aprendemos a manejar a nossa inteligência emocional dentro dos relacionamentos. Consequentemente, a escuta ativa trará para nós:

  • Relacionamentos mais felizes, por compreendermos melhor os outros e agirmos de maneira coerente a isso.
  • Demonstraremos mais respeito pelo outro.
  • Desenvolveremos a nossa capacidade de empatia.
  • Estaremos aprendendo mais com que o que os outros têm a nos dizer.
  • Diminuiremos as falhas causadas por comunicação ruim.
  • Aprendemos a nos expressar melhor, quando ouvimos outras pessoas.
  • Somos mais felizes em nosso trabalho e vida pessoal, por aprender a criar laços mais benéficos.
  • Entre outros muitos benefícios.

Comece a escutar as outras pessoas!

Comece hoje mesmo a colocar a escuta ativa em prática nas suas relações sociais. Você perceberá que essa ação poderá mudar expressivamente a sua forma de enxergar os outros.

Afinal, como mencionado no começo deste artigo, na vida cotidiana podemos acabar agindo no piloto automático. E por agirmos de tal forma, acabamos absorvendo menos informações quando ouvimos alguém, deixando alguns fragmentos passarem despercebidos.

Por isso, sugerimos que você corte as distrações ao ouvir alguém e, além disso, deixe de lado preconceitos e concepções pessoais. Lembre-se, ainda, de levar em conta todo o discurso do outro, e não apenas uma parte dele.

Assim você poderá usufruir de todos os benefícios envolvidos com a importância da escuta ativa. Logo, construirá relações interpessoais muito mais positivas e benéficas para você no curto, médio e longo prazo.

Trabalhe isso dentro de você todos os dias e veja como as suas relações serão extremamente beneficiadas por isso. Depois é só nos contar os resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.