USP, Unesp e Unicamp mantêm a obrigatoriedade do uso de máscara

As universidades estaduais de São Paulo decidiram manter a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção respiratória mesmo após decreto do governo do estado extinguir a obrigatoriedade da proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos.

Desse modo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP) estabeleceram que o uso de máscara ainda será obrigatório em suas unidades mesmo em ambientes abertos. Nesse sentido, a USP emitiu um comunicado reforçando a decisão:

“Embora o governo tenha liberado o não uso da máscara em espaços abertos, a USP decidiu manter o uso em todos os ambientes da universidade”.

Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou por meio de nota que o uso de máscara é “altamente recomendável” em qualquer ambiente.

De acordo com o decreto assinado pelo governador João Doria no dia 9 de março, não é mais necessário usar máscara em áreas livres. Com isso, os estudantes das escolas paulistas não precisarão usar o acessório em pátios, por exemplo, mas deverão usar dentro das salas de aula.

Comprovante de vacina

As três instituições, que já têm cronogramas de aulas presenciais definidos, também têm em comum a exigência da comprovação da vacina contra a Covid-19 para permitir o acesso de estudantes e funcionários. Todos os visitantes também deverão apresentar o passaporte vacinal. 

Nesse sentido, a Unesp destacou por meio de nota que “seguem em vigor na universidade a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal, que é indispensável a todos os públicos, e o uso de máscara de proteção facial, que é altamente recomendável”.

Na USP, por outro lado, os estudantes que não apresentaram o comprovante de vacina não puderam completar a matrícula nos componentes curriculares. O passaporte vacinal foi exigido como documento obrigatório para a matrícula.

A Unicamp também manteve a exigência do uso de máscara e do comprovante de vacina. Desse modo, todas s pessoas deverão apresentar o documento para entrar nos prédios da universidade .

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC libera locais de prova da 2ª edição do Prêmio Capes Talento Universitário 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.