Como delegar tarefas de uma maneira eficiente

Para delegar tarefas de uma maneira eficiente é importante considerar alguns critérios fundamentais. Isso porque não basta despejar uma série de tarefas em cima dos indivíduos – é preciso fazer isso de uma forma consistente e coerente.

Caso contrário, as chances de retrabalho são enormes. Por isso, acompanhe este texto até o fim, caso você almeje delegar de uma forma interessante. 😉

Como delegar tarefas de uma maneira eficiente?

Para delegar tarefas de uma maneira eficiente você precisa conhecer bem a sua equipe e saber exatamente qual tarefa combina com quem. Dessa forma a execução das atividades se torna mais rápida e efetiva, resultando em uma organização mais interessante.

Além disso, algumas outras ações podem ajudar. São elas:

1. Fuja da ideia de ter total controle da situação

Um grande erro que as pessoas cometem quando não conseguem delegar tarefas de uma maneira eficiente é o de querer ter o controle de tudo.

Claro que precisamos acompanhar o desenvolvimento de cada tarefa, mas lembre-se de que não somos obrigados a ver absolutamente tudo de perto. Até porque se for para “perder tempo” analisando cada detalhe, do que adiantará delegar a tarefa, concorda?

Por isso, comece a se desapegar da necessidade de controlar cada passo dado.

2. Escolha a pessoa certa para a tarefa certa

Como mencionamos anteriormente, é importante você conhecer bem o seu time na hora de delegar tarefas de uma maneira eficiente. Afinal, desse modo se torna viável passar as demandas certas para os perfis adequados.

Até porque não adianta passar a tarefa de ir fazer palestras para quem é extremamente introvertido e não almeja mudar esse traço, concorda?

3. Seja muito claro na sua comunicação, para evitar retrabalho

O retrabalho é um grande problema nas empresas. Ter que ficar repetindo uma atividade, de forma constante, até chegar à “perfeição”, é algo exaustivo e desanimador.

E sabe o que pode evitar esse tipo de situação? Você aprender a delegar tarefas de uma maneira eficiente.

E, para isso, é preciso saber comunicar exatamente o que você espera receber do colaborador. Por isso, seja claro nos objetivos e aprenda com os “erros” do passado: se houve retrabalho em algum momento, descubra onde está a falha de comunicação.

4. Crie cronograma e prazo

Estabeleça cronogramas e prazos eficientes para a sua equipe. Afinal, delegar tarefas de uma maneira eficiente é também saber em qual momento cada tarefa será entregue.

Caso contrário, todo mundo pode cair no erro da procrastinação e as atividades aparecerão na sua mesa com atraso e bagunça. Fique atento!

5. Demonstre abertura para a pessoa sempre tirar dúvidas

Seja aberto para os seus colaboradores. Mostre que você está disposto a tirar as dúvidas que podem surgir no meio do caminho. Dessa forma você conseguirá manter uma maior organização das demandas.

Afinal, novamente reiteramos a importância da comunicação: por meio dela você explica o que é necessário e pode tirar as dúvidas, evitando o retrabalho.

Mas nada de se mostrar impaciente com perguntas vistas como “fáceis” por você, hein? Seja respeitoso se quer, realmente, delegar tarefas de uma maneira eficiente. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.