Como lidar com ambiente de trabalho tóxico?

Lidar com ambiente de trabalho tóxico pode ser um verdadeiro desafio para muita gente. A cobrança excessiva, os relacionamentos “abusivos” e a invasão do espaço alheio pode tornar qualquer convivência desgastante.

No entanto, é preciso seguir alguns cuidados para impedir que o desequilíbrio no ambiente de trabalho leve você a uma exaustão ou ao esgotamento psicológico.

Para isso, separamos algumas sugestões que podem ser interessantes e úteis para você aplicar no dia a dia. Veja abaixo cada uma delas:

Como lidar com ambiente de trabalho tóxico?

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar o nível de toxicidade no ambiente de trabalho. Às vezes a situação se torna inviável, e o melhor a se fazer é buscar outra alternativa para a sua carreira. Afinal, trabalho algum vale “queimar” a sua saúde mental!

Da mesma forma, sabemos que muitas situações tóxicas podem aparecer nos mais diversos tipos de trabalhos, e devemos estar prontos para lidar com elas da melhor forma possível. E para lidar com elas, veja as dicas abaixo:

1- Pense que esse momento ruim irá passar

Quando vivemos em um ambiente de trabalho tóxico, tendemos a enxergar apenas a pressão psicológica e todas as atividades desgastantes. Porém, uma forma de amenizar a sensação de angústia é mudando o ângulo que você enxerga as coisas.

Desse modo, comece a pensar que, na semana passada, o dia “ruim” também acabou. Ou seja, em algum momento o expediente de hoje acabará e, enquanto não acaba, você tem atividades para ocupar a mente e se manter ativo.

Além disso, é esse trabalho que garante o seu sustento e a sua vida digna, portanto, tente visualizar os benefícios e os pontos positivos envolvidos.

2- Cuidado com o foco nas frustrações acumuladas

Quando estamos inseridos em um ambiente que não é do nosso agrado, a tendência é que qualquer frustração profissional se eleve exageradamente, somando-se umas às outras e formando uma frustração sem fim.

Porém, quando você começar a se sentir frustrado e achar que está caminhando para um dia ruim, pare e analise a situação de forma mais racional. Veja quais são os gatilhos das suas angústias e comece a ponderar sobre o quanto isso “nem é tão ruim assim”.

Sorria para você mesmo e tente encontrar a leveza no momento. Fuja da ideia de ficar repetindo um erro em sua mente. Lembre-se: ele já está no passado! Agora, o foco é plantar para o futuro. Quanto antes você barrar a angústia de se alastrar por todo o seu dia, mais rápido você se sentirá aliviado.

3- Respire fundo e procure mudar o seu discurso

A raiva e a frustração tendem a fazer com que fiquemos reclamando o dia todo, especialmente quando estamos tentando lidar com ambiente de trabalho tóxico. Acontece que esse ciclo de reclamar e falar “mal” apenas “mina” a nossa mente, fazendo com que a raiva aumente, a cada instante.

Portanto, uma forma de aliviar a situação é respirar fundo e começar a falar sobre soluções para os problemas.

Ao mesmo tempo, cuidado para não reprimir as sensações ruins! Dizer “eu não estou bem” para si mesmo é importante, mas você pode seguir o discurso dizendo que fará algo para melhorar, e descobrirá o que deve ser feito para isso.

4- Afaste das pessoas mais tóxicas, na medida do possível

Lembre-se de manter um afastamento a mais das pessoas tóxicas. Na hora do lanche, por exemplo, você pode ficar com pessoas que você mais gosta, esquivando-se daquelas que possuem um discurso tóxico e pesado.

Prefira ter contato virtual com essas pessoas, focando apenas no que deve ser entregue e finalizado.

Fuja das conversas paralelas sobre a vida pessoal ou sobre outros colegas de trabalho e mantenha-se neutro quando a outra pessoa estiver falando mal ou sendo tóxica.

Aos poucos, você lida com ambiente de trabalho tóxico e percebe que à medida em que você põe as dicas em prática, você se sente mais leve e pronto para superar essa fase. Afinal, antes de qualquer coisa, lembre-se que esta é uma fase e não uma “chegada” em sua vida. Sempre é possível mudar!

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