Planejamento Financeiro e o Desafio do Controle de Gastos

O desafio do planejamento financeiro pessoal 

O planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas que nunca fizeram nenhum tipo de gestão de suas finanças.

No entanto, é extremamente importante que faça esse planejamento, independentemente de sua renda. Uma vez que esse direcionamento poderá amparar os seus projetos futuros, ainda que você precise de tempo para adaptações.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis

Sendo assim, separe seus custos fixos de seus custos variáveis para que você tenha clareza sobre a sua situação no momento.

Custos fixos

Os custos fixos são seus custos de vida referentes basicamente ao fornecimento de água, energia elétrica, aluguel, supermercado, internet, telefone etc.

Custos variáveis

Já todos os seus demais custos são seus custos variáveis e são os seus custos variáveis que podem ser modificados, ainda que não seja imediatamente.

 Sendo assim, faça a análise de suas outras dívidas, caso você as possua, verifique a possibilidade de realizar acordos.

Renegociação de dívidas

O Feirão Serasa Limpa Nome oferece oportunidades muito interessantes para os inadimplentes, com descontos de até 90% sobre o valor original da dívida.

 No entanto, é importante que caso decida por renegociar suas dívidas, limite o valor das parcelas dentro do seu planejamento para que evite criar um ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas, tal como ocorreu quando você as adquiriu.

Metas pessoais em curto, médio e longo prazo

Tenha metas em curto, médio e longo prazo. Podem ser metas que não fazem muito sentido faz aos demais, pois o importante é que você direcione seus hábitos e suas finanças para os seus objetivos.

Alimente o hábito da poupança 

 Sendo assim, você pode direcionar os valores para uma poupança com uma finalidade específica. Bem como, para uma reserva de emergência. O importante é que você tenha foco em seus hábitos neste primeiro momento.

Aumente o controle financeiro 

Sendo assim, direcione valores para a poupança, ainda que sejam  valores baixos. Pois, posteriormente, conforme você aumentar o controle financeiro, poderá direcionar valores mais elevados.

Faça trocas econômicas 

Além disso, verifique se em seus hábitos você pode realizar pequenas trocas econômicas. Como, por exemplo, trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital, ou um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Já que as fintechs oferecem ambos de forma simplificada e totalmente online.

Dessa forma, você poderá direcionar valores para a poupança e adquirir novos hábitos de consumo que irão amparar seus planos em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.