Rentabilidade da Poupança em 2021

Remuneração dos depósitos de poupança

Conforme informação oficial do Banco Central do Brasil, a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

          I – a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e

          II – a remuneração adicional, correspondente a:

  1. a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou

               70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

Sendo assim, a remuneração dos depósitos de poupança é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento. 

O período de rendimento é o mês corrido após o depósito

De forma sucinta, o período de rendimento é o mês corrido, a partir da data de aniversário da conta de depósito.

 Sendo assim, o período de rendimento equivale a um mês para a pessoa física, e o trimestre corrido para os demais depósitos.

 É considerada data de aniversário da conta de depósito de poupança, o dia do mês de sua abertura. 

Quando é creditada a remuneração dos depósitos feitos na poupança?

Sendo assim, a remuneração dos depósitos de poupança é creditada ao final de cada período de rendimento. Veja a explicação mais detalhada, conforme informações oficiais do Banco Central.

          I – mensalmente, na data de aniversário da conta, para os depósitos de pessoa física e de entidades sem fins lucrativos; e

          II – trimestralmente, na data de aniversário no último mês do trimestre, para os demais depósitos.

Rendimento baixo em 2021

O Copom – Comitê de Política Monetária Nacional – decidiu aumentar a taxa Selic em maio deste ano. Sendo assim, o parâmetro de cálculo para a rentabilidade da poupança foi alterado de  2,75% para 3,5% a SELIC no ano. Assim sendo, considerando a nova SELIC, o rendimento anual da poupança é de 2,45%, antes esse rendimento era de 1,92%.

No entanto, com uma taxa SELIC de 3,5% ao ano, como ocorre neste momento, a poupança rende ao mês apenas 0,2%. Isso é menos que a inflação atual. Visto que a previsão da inflação para o encerramento de 2021 é de 6%.

Estudar o mercado para conhecer outras opções de investimentos 

Há outras formas de investimentos no mercado financeiro que podem ser mais rentáveis, como o Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB etc. No entanto, é importante ressaltar que todos os investimentos envolvem riscos, por isso, é importante estudar o mercado de investimentos para diversificar suas opções e sair da poupança, ou dividir valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.