Reserva de Emergência no Tesouro Selic, CDB ou Poupança?

Reserva de emergência é uma necessidade dentro de um plano de finanças

Uma reserva de emergência é um valor que uma pessoa direciona para se amparar em momentos imprevistos. Por isso, pode ser um desafio para quem deseja se organizar financeiramente.

Segundo uma pesquisa da Anbima 62% dos brasileiros não tinham nenhum tipo de reserva de emergência em 2020, no início da pandemia.

Infelizmente, a reserva de emergência não é um hábito do brasileiro. A ausência de educação financeira, o baixo rendimento da população e a cultura consumista são fatores que contribuem para esse comportamento descontrolado. No entanto, é importante se organizar financeiramente para que se possa modificar esse histórico negativo.

Segundo especialistas, o ideal para uma reserva de emergência é que uma pessoa tenha ao menos seis meses referentes aos gastos mensais reservados. No entanto, para que possa atingir essa objetividade é importante se planejar de acordo com a situação atual para que possa direcionar os valores para essa reserva.

Opções para investir o valor da sua reserva para urgências

Muitas pessoas direcionam esse valor referente a sua reserva de emergência para uma poupança. No entanto, algumas opções importantes devem ser consideradas dentro do investimento. Como o Tesouro Direto, por exemplo.

Tesouro Selic 

O Tesouro Direto possui alta liquidez, já que a recompra é garantida. Segundo especialistas, o investimento mais indicado para a sua reserva de emergência é o Tesouro SELIC, pois, por não ter exposição à marcação a mercado, você pode tirar o dinheiro sem perdas antes do prazo.

Certificado de Depósito Bancário

Outra opção viável para armazenar a sua reserva de emergência é o CDB, o Certificado de Depósito Bancário, pois é outra opção de título de renda fixa. 

Para a reserva de emergência é indicado um CDB com liquidez diária. Pois, assim poderá resgatar o título quando precisar.

Normalmente, os CDBs com liquidez diária são pós-fixados e seguem a taxa CDI (Certificado de Depósito Bancário). 

Diversificação para armazenar valores 

No entanto, há quem prefira a poupança, então esse também é um critério pessoal. Porém, é possível investir valores baixos. Assim sendo, você irá entender como funciona para investir valores mais elevados.

Defina um percentual de sua renda para a sua reserva de emergência de acordo com a sua realidade.

Crie o hábito e direcione suas finanças

Para 60% da população brasileira é muito difícil poupar dinheiro, de acordo com uma pesquisa da CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Por isso, direcione um valor plausível, pois, o mais importante  para que criar o hábito de guardar dinheiro é exatamente alimentar o hábito. Dessa forma, conforme as suas finanças melhorarem, poderá direcionar um valor maior para a sua reserva de emergência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.