Monarquia: definição e características

Monarquia: descubra o significado do termo 

A monarquia é uma forma de governo extremamente antiga e que está em vigor em determinados países da atualidade. 

O tema é cobrado com extrema frequência pelas mais variadas questões de história, geografia e atualidades dos vestibulares e do ENEM. A importância do sistema, os seus grandes feitos e a sua presença na história também são aspectos explorados pelos exames.

Monarquia: Introdução 

O termo “monarquia” se refere à uma forma de governo em que o monarca, também chamado de rei, é o chefe de Estado. 

A monarquia é, normalmente, hereditária, ou seja, os cargos são transmitidos para os membros de uma mesma família. Porém, isso não é uma regra. Ainda, o poder dos monarcas é vitalício, se estendendo por toda a vida do mesmo.

Monarquia: Atualidade

Nos dias atuais, existem 44 nações que adotam o sistema monárquico. Porém, vale ressaltar que essa adoção não é homogênea, com diversos aspectos que diferenciam os governos entre si. 

A monarca mais famosa da atualidade é, sem dúvidas, a Rainha Elizabeth II da Inglaterra, que governa não somente esse país, mas também todas as nações da denominada Commonwealth. No ano de 2022, a monarca irá completar 70 anos de reinado e, dessa maneira, aspectos de seu governo podem ser cobrados por algum vestibular.

Monarquia: Na História

A monarquia é a forma de governo mais antiga da história. Diversas foram as poderosas monarquias que marcaram a história da humanidade, com monarcas que decidiram os rumos de países, impérios e continentes. Podemos citar, por exemplo, a monarquia de Roma, que perdurou até o século VI a.C.. Ainda, o Sacro Império Romano-Germânico é um exemplo de monarquia dentro da Idade Média.

O Brasil também já foi governado por um monarca. A monarquia esteve presente no país em dois momentos: durante o Primeiro Reinado, na figura de D. Pedro I, e durante o Segundo Reinado, com D. Pedro II.

Poderosas dinastias se destacaram nas monarquias das nações europeias. Dentre elas, podemos citar a dinastia carolíngia, a dinastia capetíngia, a dinastia habsburgo, a dinastia tudor e a dinastia stuart. No Oriente, podemos destacar o Império Mongol e a poderosa dinastia Qing.

Monarquia: Tipos 

Existem dois tipos de monarquias. O primeiro deles é denominado de monarquia constitucional e se caracteriza por uma limitação dos poderes do monarca. Os países que adotam esse tipo de governo possuem, normalmente, um parlamento e um primeiro-ministro, como é o caso da Inglaterra, que são responsáveis por tomar as principais decisões do país, limitando os poderes dos reis e rainhas.

O segundo tipo de monarquia é denominado de monarquia absolutista. Nessa forma de governo, o monarca possui poderes absolutos sobre o país e a sua figura está acima de qualquer outra. 

A monarquia absolutista foi muito utilizada na Europa durante a Idade Moderna. Porém, ela ainda existe atualmente. Podemos citar como países que adotam uma monarquia absoluta: Bahrein, Omã e Arábia Saudita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.