Dinastia Tudor: vai cair na sua prova!

Dinastia Tudor: um resumo

A Dinastia Tudor foi uma das dinastias mais importantes de toda a história da Inglaterra. Isso porque, os monarcas dessa casa real foram responsáveis por acontecimentos fundamentais, como a criação da Igreja Anglicana.

Assim, é fundamental que você domine as principais características dessa dinastia, uma vez que ela pode estar presente nas suas provas de história.

A Dinastia Tudor: Introdução

De origem galesa, a Dinastia Tudor governou a Inglaterra entre 1485 e 1603. O reinado da Casa Real Tudor dominava todos os reinos ingleses, incluindo o País de Gales e senhorio da Irlanda, que posteriormente foi denominado Reino da Irlanda.

A Dinastia foi uma das mais importantes da Inglaterra. Os seus governantes foram responsáveis por uma série de ações fundamentais, como, por exemplo, a criação da Igreja Anglicana.

Entre seus cinco monarcas, estiveram presentes também duas rainhas: Maria I e Isabel I. Há ainda Lady Jane Gray, que foi coroada como rainha, mas permaneceu no poder apenas por nove dias.

A Dinastia Tudor: Henrique VII

A Dinastia de Tudor ascendeu ao poder após a Guerra das Duas Rosas, em que ficou decidido que Henrique VII, primeiro rei Tudor, assumiria o trono.

Devemos destacar o período de paz que se estabeleceu com a Dinastia, principalmente devido ao fato de a Inglaterra ser um país que historicamente participa de muitas guerras e conflitos.

Assim, o primeiro reinado Tudor, o de Henrique, iniciado no ano de 1485, foi marcado pela prosperidade econômica do país, que se recuperava dos tantos conflitos.

A Dinastia Tudor: Henrique VIII

O reinado de Henrique VIII foi marcado pelo rompimento com a Igreja Católica e a consequente criação da Igreja Anglicana, em que o rei seria também o chefe religioso. O objetivo dessa ação era permitir que o monarca se divorciasse de sua primeira esposa, Catarina de Aragão, para casar-se novamente. Henrique se casaria 5 vezes ao longo de sua vida.

A Dinastia Tudor: Isabel I

Outra monarca muito importante da dinastia Tudor foi Isabel I, ou Elizabeth I, em inglês. A rainha era também conhecida como Rainha Virgem, uma vez que nunca se casou.

O seu reinado foi marcado pela conquista sobre Armada da Espanha, consolidando o poder da Marinha de Guerra britânica.

Além disso, Isabel I foi também responsável pela expansão do Império Britânico, com a junção da Escócia ao território inglês.

A Dinastia Tudor: Feitos polêmicos

Existem também alguns fatos polêmicos que marcam o período de reinado da Casa Tudor,. Entre eles, podemos destacar as mortes causadas pelo rompimento com a Igreja Católica: mais de 72 mil católicos que se opunham ao rompimento foram mortos.

Outro fato relevante foram os polêmicos casamentos de Henrique VIII. O monarca também condenou à morte duas de suas esposas, sob acusação de infidelidade: Ana Bolena e Catarina Howard.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.