Dinastia Capetíngia: tudo aquilo que você precisa saber

Dinastia Capetíngia: vai cair na sua prova!

A Dinastia Capetíngia é uma das casas reais mais importantes da França. Os capetíngios são responsáveis por consolidar as bases do Estado Nacional francês.

Os principais feitos e as principais informações sobre a dinastia em questão aparecerem com frequência em questões de prova, principalmente em alguns vestibulares.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos que se encontram desse assunto para garantir um bom desempenho em suas provas.

A Dinastia Capetíngia: Introdução

Também chamada de Dinastia Capetiana, a Dinastia Captíngia foi responsável por governar a França por mais de 300 anos. Seu fundador, Hugo Capeto, é quem dá nome à casa real. Capeto era o vassalo mais importante de Luís V, o rei francês da época. Esse fato, sem dúvidas, contribuiu para a ocupação do cargo do rei na ocasião de sua morte, no ano de 987 d.C.

Após a morte de Luís, Hugo foi coroado rei e iniciou a sua dinastia, também em 987. A coroação de Hugo Capeto coloca um fim na Dinastia Carolíngia, embora o rei fosse também descendente dela enquanto neto de Roberto I.

A Dinastia Capetíngia marca a terceira raça dos reis da França, sendo precedida pelas dinastias dos merovíngios e dos carolíngios.

O reinado dos Capetos conheceu o seu fim quando Carlos IV, da linhagem secundária dos Valois assume o poder, em 1328.

A Dinastia Capetíngia: A ascensão dos Capetianos

Inicialmente, os Capetos possuíam pequenas terras na região de Paris, entre os rios Sena e Loire. Posteriormente, no final do século XI, eles deram início a pacificação e anexaram diversos feudos em suas propriedades reais.

Assim, em 1328, os Capetíngios possuíam Flandres, Aquitânia, Borgonha e Bretanha, regiões de extrema importância econômica e política para o período.

Mesmo com Hugo Capeto assumindo o trono no ano de 987, a consolidação dos Capetos no poder ocorre somente com Filipe II, que reinou, no século XII, como Rei da França, e não apenas como Rei dos Francos, da mesma forma que faziam os seus antecessores.

Com isso, os capetíngios puderam expandir ainda mais os seus domínios, dominando terras a oeste da França, que eram, até então, governadas pelos ingleses. Além disso, a família real anexou também territórios do Sacro Império Romano Germânico e passaram a reinar também sobre a França Meridional.

A Dinastia Capetíngia: Consolidação do Estado

Durante a Dinastia Capetíngia, a realeza foi a instituição de maior poder dentro do Estado francês. O governo real, por sua vez, prosperava dentro do modelo feudal.

Dessa forma, antes dos capetíngios, tendo o feudalismo como prática econômica, o território francês era extremamente disperso e pouco integrado. É a Dinastia Capetíngia a responsável por consolidar o território francês e torná-lo o como maior Estado nacional europeu da Idade Média, consolidando também as bases do absolutismo monárquico que se instauraria nos séculos seguintes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.