Qual o melhor horário para se exercitar?

Saber o melhor horário para se exercitar é indispensável para garantir uma rotina saudável de exercícios físicos. Além disso, é no horário certo que teremos uma disposição maior e, consequentemente, conseguiremos praticar por mais tempo ou de modo mais intenso.

Por conta desses fatores, reunimos informações sobre todos os horários de treino, para que assim, você possa escolher determinado momento do dia que mais combina com os seus objetivos. Acompanhe e entenda.

O que acontece com o nosso corpo ao nos exercitarmos pela manhã?

Praticar exercícios logo pela manhã pode ser uma ótima forma de queimar mais calorias. Isso se deve ao fato de que, ao acordarmos, o nosso corpo tenderá a ter um aumento de cortisol (hormônio do estresse). Assim, quando nos exercitamos, o pico é ainda mais elevado, fazendo com que a metabolização de carboidratos e gorduras seja ainda maior, auxiliando no emagrecimento saudável.

Além disso, os exercícios matinais são capazes de diminuir o apetite ao longo de todo o dia. Logo, você terá uma maior sensação de saciedade entre uma refeição e outra, diminuindo o consumo excessivo de alimentos.

O que acontece com o nosso corpo ao nos exercitarmos de tarde?

Ao nos exercitarmos de tarde, temos um aporte energético bastante interessante, pois já tomamos café da manhã, fizemos um lanche leve e almoçamos. Esse aporte fará com que consigamos ter um maior desempenho durante o treino, conseguindo, por exemplo, aumentar a intensidade de cada série.

Com isso, esse é o melhor horário para se exercitar se você quiser otimizar o seu treino, tanto para perder peso, quanto para aumentar a sua massa muscular.

Entretanto, o ponto negativo desse horário é que muitas pessoas não conseguem encaixar os exercícios em sua rotina, na parte da tarde. Seja por conta do trabalho, ou dos estudos. Mas, de qualquer forma, é um ótimo período para quem quer pôr mais peso nos aparelhos ou correr mais rapidamente na esteira.

O que acontece com o nosso corpo ao nos exercitamos de noite?

Ao considerarmos as questões metabólicas, à noite pode ser o melhor horário para se exercitar, desde que você queira ganhar mais massa muscular. Isso porque, nesse momento, nossos músculos já estão bem aquecidos e, por conta disso, conseguem ter um desempenho maior durante os treinos.

Por isso que conseguimos levantar cargas maiores nos exercícios à noite, diferente do que acontece pela manhã. Além disso, poucas horas depois dos exercícios nós dormiremos e, a partir disso, o corpo recuperará os músculos mais rapidamente, promovendo um maior crescimento muscular.

Os exercícios à noite também pode ser uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade de maneira natural.

Qual o melhor horário para se exercitar?

Contudo, nos ficou claro que, em essência, não existe o “melhor horário para se exercitar”, de uma forma generalizada e ampla. O que existe, na verdade, são benefícios diferentes em cada um dos horários.

Caberá a você escolher o momento que traz mais benefícios que estão de acordo com a sua rotina, suas necessidades e desejos com os treinos. Lembre-se ainda de conversar com o seu Educador Físico, para que ele também lhe ajude nessa escolha.

Bons treinos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.