Alimentos que aumentam a saciedade – Conheça quais são

Para conseguir diminuir a quantidade de comida ingerida, é possível apostar em alimentos que aumentam a saciedade e assim auxiliam no emagrecimento saudável.

Isso porque existem alguns tipos de preparos que tendem a ter uma digestão mais lenta, fazendo com que a fome demore a voltar e, dessa forma, você consiga ingerir menos calorias ao longo do dia.

Lista de alimentos que aumentam a saciedade

Abaixo listamos os alimentos que aumentam a saciedade, são saborosos, nutritivos e podem ser consumidos tanto nas refeições principais, quanto nos lanches intermediários. Acompanhe.

1- Pipoca caseira

A pipoca caseira (preparada com manteiga) é super indicada como lanche intermediário, pois além de ser rica em fibras, estudos apontam que o seu volume é capaz de aumentar a sensação de saciedade, diminuindo aquela fome excessiva durante os dias de dieta.

2- Alimentos que aumentam a saciedade: Aveia

A aveia tende a aumentar o seu tamanho dentro de nosso estômago, além de ser rica em fibras solúveis, que auxiliam no trânsito intestinal. Super nutritiva, é uma opção versátil que pode ser acrescentada em diversos tipos de refeições, desde doces até salgadas.

3- Chia

A chia é rica em gorduras boas, sendo uma excelente opção para quem quer ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Além disso, é rica em fibras, auxiliando assim na sensação de saciedade. Você pode incluí-la em saladas; pães e bolos; arroz; sobre frutas; entre outras possibilidades.

4- Carnes magras

As carnes são ricas em proteínas e tendem a proporcionar uma digestão mais lenta. Contam com gorduras importantes para o equilíbrio de nossa saúde, como o ômega 3, por exemplo.

5- Cereais integrais

Os cereais integrais são conhecidos como aliados do combate à constipação por conta de sua composição ser rica em fibras. Da mesma forma, é esta fibra que fará com que a sensação de saciedade seja maior e por mais tempo.

6- Ovos de galinha

A digestão dos ovos de galinha costuma ser mais lenda do que a de alguns alimentos que costumamos consumir ao longo do dia. Sendo assim, a sensação de fome tende a aparecer mais tardiamente, diminuindo assim a ingestão de calorias ao longo do dia.

7- Fibras de maneira geral

As fibras de maneira geral fazem com que você sinta mais saciedade por mais tempo e, por conta disso, acabe comendo menos ao longo do dia. Por isso, prefira consumir verduras, frutas e legumes durante as refeições, além de incluir alimentos integrais em sua dieta.

Outras formas de aumentar a saciedade

Além de consumir os melhores alimentos que aumentam a saciedade, existem algumas medidas que você pode tomar para diminuir a fome entre as refeições. Veja:

  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos: Mastigar os alimentos adequadamente melhora a digestão e permite que o cérebro entenda mais rapidamente que você está saciado. Isso porque ao comermos rápido o hormônio da saciedade não consegue ser produzido na mesma velocidade, fazendo com que sintamos fome além do necessário.
  • Inclua proteínas em suas refeições: As proteínas, assim como as fibras, são digeridas mais lentamente e promovem maior saciedade.
  • Evite consumir carboidratos simples e que são rapidamente digeridos: Carboidratos simples como os encontrados em pães, bolos e tortas tendem a ser digeridos mais rapidamente. Assim você absorve gorduras e açúcares, porém, a fome logo aparece de novo. Portanto, cuidado!

Siga as nossas recomendações, inclua os alimentos que aumentam a saciedade em sua dieta e tenha mais equilíbrio em suas refeições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.