Técnicas de respiração para diminuir estresse

As técnicas de respiração para diminuir o estresse podem lhe ajudar naqueles momentos em que tudo parece estar descontrolado e fora do lugar. Assim, você conseguirá se focar com mais clareza aos seus problemas e afazeres, impedindo que o pico de estresse atrapalhe a sua tomada de decisão.

Para isso, fizemos este guia com dicas super simples que poderão lhe auxiliar neste sentido. Veja a seguir.

Técnicas de respiração para diminuir estresse

Separamos três técnicas de respiração para diminuir estresse que você pode começar a praticar hoje mesmo.

1- Técnica quadrada

A técnica quadrada consiste, obviamente, em quatro passos que você pode pode dar para tranquilizar os seus pensamentos e melhorar a sua atenção em sua respiração. Ela consiste em quatro intervalos iguais, que podem ser de 3, 4, 5, 6 segundos, de acordo com o que você preferir.

Mas é importante ter em mente que se o primeiro passo for feito em 3 segundos, os seguintes também deverão acontecer neste mesmo intervalo de tempo, como explicamos a seguir:

  1. Primeiramente, inspire o ar por 3 segundos.
  2. Tranque a respiração por 3 segundos.
  3. Expire o ar por 3 segundos.
  4. Tranque a respiração novamente por 3 segundos e recomece o processo.

Como mencionamos, você pode fazer o intervalo de tempo que quiser, desde que repita-o.

2- Alterne as narinas

Outra técnica de respiração capaz de diminuir o estresse e melhorar a sua concentração é o de alternar as narinas. Para isso, você deve usar o dedo indicador para fechar uma narina e inspirar com a outra, depois, tampe a que estava aberta e expire pela que estava fechada.

Vá repetindo o processo por alguns instantes. A tendência é que você acabe focando a sua atenção no processo, diminuindo o foco do problema ou das sensações de estresse e ansiedade.

3- Expiração alongada

A expiração é a nossa terceira técnica de respiração para diminuir o estresse que trouxemos para você. Esta técnica consiste em contar quantos segundos você inspira o ar, e depois, expirar no dobro de tempo.

Por exemplo, se você inspirar por cerca de 3 segundos, deverá expirar profundamente por 6 segundos. Se inspirar durante 4 segundos, deverá expirar durante 8 e assim por diante.

Lembre-se que a psicoterapia pode ajudar

Além de apostar nas técnicas de respiração para diminuir o estresse, é preciso compreender quais são as maiores fontes do problema. Para isso, você apostar nos benefícios da psicoterapia, para assim compreender quais são os maiores gatilhos do estresse no seu dia-a-dia e assim poder trabalhá-los de uma forma que tudo fique mais equilibrado.

Afinal, só quem sofre com crises de estresse sabe o quanto a sensação de impotência e até mesmo de perda de controle podem aparecer nestas situações.

Por isso, ao invés de apenas tentar amenizar os sintomas, talvez seja mais interessante descobrir as causas reais para as crises de estresse. E para isso, a psicoterapia pode ser uma excelente alternativa.

Cuide-se e tenha uma vida mais leve e feliz!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.