Emagrecer com saúde: Por onde começar?

Para emagrecer com saúde, não existe segredo. Uma alimentação balanceada, somada a uma rotina adequada e exercícios físicos é o essencial para a perda de peso.

Porém, como começar a incluir essa alimentação saudável em nossa rotina? De que modo os exercícios precisam ser praticados?

São tantas as dúvidas que muitas pessoas simplesmente desistem de começar e, por isso, fizemos este breve guia para lhe auxiliar nessa trajetória. Acompanhe e comece hoje o seu projeto de emagrecimento.

Emagrecer com saúde: Por onde começar?

Veja as nossas dicas de como emagrecer com saúde e assim iniciar o seu processo de reconciliação com a balança:

1- Fuja dos alimentos industrializados

Primeiramente, fuja dos alimentos industrializados. Eles são repletos de aditivos químicos e sódio, além de conter ingredientes que nem sabemos direito o que são!

Se você quer saciedade e os nutrientes essenciais para equilibrar todas as funções do organismo, procure consumir mais produtos orgânicos e cada vez menos industrializados.

2- Não deixe de consumir gordura boa

Muitas pessoas confundem as gorduras boas com as ruins e, por conta disso, simplesmente tentam cortá-las de vez do cardápio.

Porém, precisamos deste tipo de gordura para manter até mesmo o nosso cérebro saudável e, por conta disso, é preciso consumir diariamente quantidades adequadas ao nosso tipo físico.

Para isso, inclua azeite de oliva nas saladas e consuma sementes como linhaça e chia, por exemplo.

3- Beba água e líquidos NÃO açucarados

Consuma água de maneira adequada. A hidratação é essencial para que você tenha mais saciedade, não sofra de retenção de líquido e para que o seu intestino funcione adequadamente.

No entanto, corte as bebidas açucaradas de seu cardápio, mesmo que gradativamente. E não vale substituir o açúcar por adoçante, ok?

4- Consuma proteína adequadamente

Não deixe de consumir proteínas, especialmente as provenientes de carnes, apenas com o intuito de reduzir a “gordura” consumida.

Isso porque a falta de proteínas pode causar enfraquecimento dos músculos, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, etc.

Portanto, lembre-se de consumir carnes magras grelhadas, cozidas ou assadas, evitando as fritas.

5- Coma devagar e atente-se para a sensação de saciedade

Muitas pessoas acabam exagerando na quantidade de comida por simplesmente comer rápido demais e não se atentar para a sensação de saciedade, por exemplo.

Por isso, procure mastigar mais vezes os alimentos e concentre-se nas sensações do seu corpo, conforme você come.

Se você come rápido e em cinco minutos, tente dobrar este tempo. Acredite, você perceberá que ingere mais alimentos do que deveria.

6- Não restrinja a alimentação, apenas diminua os volumes

Cuidado com as dietas muito restritivas. Embora tenhamos mencionado o cuidado com os alimentos industrializados, isso não quer dizer que você deve, simplesmente, deixar de consumi-los para sempre. Afinal, isso possivelmente seria difícil.

Portanto, a dica crucial é com relação ao volume consumido. Para emagrecer com saúde você não precisa “proibir-se” de consumir determinado alimento, mas sim, deve consumi-lo com consciência.

Diminua a quantidade, e nunca proíba-se de maneira restritiva, afinal, isso poderá causar o efeito rebote e muitas recaídas.

7- Evite ficar muito tempo sem comer

Ficar muito tempo sem comer também é arriscado para quem quer emagrecer com saúde. Isso porque, na hora de se alimentar, você poderá exagerar na quantidade e até mesmo na pressa, o que fará com que você consuma calorias a mais e atrapalhe o seu emagrecimento.

8- Consuma alimentos que aceleram o metabolismo

Alimentos termogênicos também podem ajudar a emagrecer com saúde. Afinal, o objetivo destes alimentos é elevar a temperatura corporal, além de serem mais dificilmente digeridos. Logo, proporcionam maiores esforços do organismo, queimando mais calorias.

9- Durma bem

Você sabia que quando dormimos o nosso organismo produz hormônios que regulam o apetite e até mesmo a absorção de gordura? Pois é. Quando não dormimos adequadamente, em contrapartida, tendemos a ter mais fome e desejo de comer comidas gordurosas, impactando assim o nosso peso na balança.

10- Pratique exercícios diariamente

Por fim, não existe segredo: Se você quer emagrecer com saúde, precisa praticar exercícios diariamente. Mas, fique tranquilo! Você não precisa sair se matriculando na primeira academia que avistar. Mas sim, poderá começar a praticar em casa, subindo escadas, fazendo polichinelo, ou caminhando até o trabalho, reduzindo o uso do carro.

As pequenas mudanças no cotidiano já poderão ser interessantes para incluir exercícios em sua rotina. Faça mudanças inteligentes e comece a emagrecer com saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.