Investimentos: dicas de planejamento para o novo investidor

O mercado de investimentos tem se expandido de maneira exponencial. Veja dicas de planejamento para o novo investidor!

O mercado de investimentos tem se expandido de maneira exponencial, tornando-se popular e atraindo novos investidores diariamente. Entretanto, é importante que o entrante no mercado de investimentos se atente a alguns pontos.

Investimentos: dicas de planejamento para o novo investidor

Assim como ocorre com outras ferramentas financeiras no mundo digital, como o Pix e o Open Finance, o mercado de investimentos é altamente alvo de golpes e fraudes.

Por isso, alguns pontos são importantes para o novo investidor. É relevante que busque sempre por sites oficiais e tenha cuidado com ofertas que prometem ganhos muito elevados, comparando o valor de mercado.

Customize o seu plano

O entrante no mercado de investimentos deve realizar um planejamento que considere suas particularidades. Haja vista que são muitas as ofertas.

Por isso, você deve analisar o que o mercado oferece e classificar as ofertas de acordo com o seu plano. Sendo assim, é relevante que você faça os seguintes questionamentos:

Considerando as ofertas pesquisadas por você, quais acredita que podem lhe atender em longo prazo?

Quais ofertas do mercado podem atender suas metas em curto prazo?

Quais são as suas metas, pensando em curto, médio e longo prazo?

Qual é a possibilidade de você precisar resgatar um valor antes do tempo contratado?

Qual é o valor que você pode disponibilizar para realizar o seu investimento total?

Quais são os valores que você pode disponibilizar para cada opção oferecida pelo mercado?

Dentro do seu planejamento, no mercado de investimentos atual, qual carteira pode atender melhor o seu plano de aposentadoria?

É importante ressaltar que estes são apenas alguns questionamentos plausíveis. Sendo assim, você pode customizar o seu processo de forma integral.

O mais importante é que você conceitue a necessidade de analisar cada oferta do seu interesse para que você customize a sua entrada no mercado de investimentos.

Diversifique seus investimentos

Por isso, é relevante que você diversifique suas opções o máximo possível. Dessa forma, você poderá entender na prática o comportamento do mercado. O Tesouro Direto é uma opção de investimento de renda fixa que permite que você entenda o funcionamento do mercado através de investimentos de valores baixos.

Adapte o seu processo

Posteriormente, você poderá ajustar o seu planejamento e entender melhor os riscos e benefícios das ofertas. Assim sendo, você poderá modificar os valores de acordo com seus avanços.

No entanto, é muito importante adquirir o máximo de conhecimento possível e não direcionar todos os valores disponíveis para os investimentos à uma única opção. Visto que isso não é aconselhável para um entrante no mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.