Poupança: processo pessoal e planejamento ajustável

A poupança pode ser o resultado de um processo flexível no que tange aos seus objetivos pessoais. Veja dicas!

A poupança pode ser o resultado de um processo flexível no que tange aos seus objetivos pessoais, considerando que você deve realizar um planejamento customizado para que obtenha sucesso em longo prazo.

Poupança: processo pessoal e planejamento ajustável

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança, pois não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade; considerando a volatilidade e a instabilidade do mercado de trabalho, o que impacta de forma direta ou indireta na renda do cidadão.

No entanto, é possível que você faça um planejamento financeiro que não objetive um valor fixo mensal, e sim que foque nos seus hábitos de consumo. Dessa forma, a poupança será o resultado de um processo comportamental, e não uma meta específica.

Separe seus custos e defina suas metas

Para que você dê início ao seu processo, deve realizar uma espécie de mapeamento de sua situação atual, separando os seus custos fixos e os custos variáveis. Dessa forma, você pode definir pequenas metas no que tange ao seu comportamento de compra e consumo.

Faça trocas cabíveis na sua rotina

Por exemplo, é possível que você troque um cartão de crédito tradicional por uma opção sem anuidade. Dessa maneira você estará alterando um produto bancário sem abdicar do seu benefício.

No entanto, dentro da flexibilidade do seu processo, você deve direcionar o valor economizado para a sua poupança, ainda que seja um valor irrisório.

Visualize a sua mudança através da frequência de depósitos

Dessa forma, você estará criando um poderoso modelo mental que será de grande valia para o seu futuro. Por isso, essa visualização tangível de suas mudanças possui um impacto positivo nas suas finanças, ainda que você acredite que não seja válido guardar valores baixos, é importante focar no processo.

Posteriormente será possível revisitar o seu planejamento e modificar suas metas, colocando valores fixos na poupança, no que tange a valores monetários. Entretanto, quando você modificar seus hábitos, obterá novos caminhos para a sua relação com suas finanças; o que possui um valor maior para o seu futuro quando comparado a um processo pontual.

Não abdique de criar uma relação saudável com suas finanças

Uma vez que o conceito da poupança e do planejamento financeiro como um sacrifício pode fazer com que abdique de suas metas pessoais. Sendo assim, o importante é que você seja flexível não somente com o valor monetário guardado, mas também com o seu processo pessoal, considerando que você pode obter sucesso de forma não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.