Investimento, IR, Opções e Resgate – Entenda o Tesouro Direto

O que é e como funciona o título de investimento no Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um título emitido pelo Tesouro Nacional. Sendo assim, o Tesouro Direto é um título público de renda fixa.

De forma sucinta, investir no Tesouro Direto é como emprestar dinheiro para o Governo Federal. Dinheiro esse que é devolvido com juros na data do final do contrato.

 Como faço para investir no Tesouro Direto?

Investir no Tesouro Direto é muito simples, basta abrir a sua conta em uma corretora, transferir o seu dinheiro e escolher o seu título do Tesouro. 

Sendo assim, o título adquirido ficará registrado no seu CPF, podendo ser consultado a qualquer tempo por meio do seu extrato no site do Tesouro Direto.

Além das corretoras de valores, os bancos também oferecem esse intermédio de forma online e sem taxas. Por exemplo, dentro do aplicativo do banco inter e do Nubank é possível investir de forma fácil e rápida.

Quais são os títulos do Tesouro Direto?

É possível investir no Tesouro Direto nas seguintes opções:

  •  É possível investir no Tesouro Prefixado;
  •  Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (nessa modalidade você sabe exatamente o quanto irá resgatar, desde que mantenha o investimento até o vencimento do contrato);
  •  Além disso, é possível investir no Tesouro IPCA;
  • Bem como,  há a opção do Tesouro IPCA com Juros Semestrais;
  •  Tesouro Selic (essa opção possui a rentabilidade atrelada a algum indexador).

Como funciona o resgate do título do Tesouro?

O resgate funciona de forma muito simples. No vencimento do título do seu investimento, o valor fica disponível na sua conta. Sendo assim,  já os recursos resultantes de venda antecipada de títulos estarão disponíveis na sua conta no dia seguinte ao da venda.

Eu pago Imposto de Renda para investir no Tesouro Direto?

O IR (Imposto de Renda) funciona de forma regressiva, ou seja, quanto mais tempo o investimento permanecer, menor será o valor pago referente ao imposto de renda quando houver o resgate.

Funciona da seguinte forma:

  • Investimentos de até 180 dias, alíquota de IR de 22,5 %;
  • Para investimentos de 181 a 360 dias, a alíquota de IR é de 20%;
  • Já para investimentos de 361 a 720 dias , a alíquota de IR é de 17,5%;
  • Por fim, para investimentos acima de 720 dias, a alíquota de IR é de 15%.
Taxa de custódia

Conforme informações oficiais da B3, a partir do dia 01/08/2020, o título Tesouro Selic passou a ser isento da taxa de custódia até o estoque de R$10.000,00. A taxa será cobrada sobre os valores que excederem o estoque de R$10.000,00, por investidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.