Pix: inovação tecnológica e desburocratização de transações

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado e gerido pelo Banco Central do Brasil (BCB). Saiba mais!

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado e gerido pelo Banco Central do Brasil (BCB). De forma sucinta, o Pix efetua pagamentos de contas e compras, e ainda realiza transferências em segundos. Por isso, o Pix é uma ferramenta tecnológica que modifica o fluxo financeiro de modo direto e indireto.

Pix: inovação tecnológica e desburocratização de transações

Através do Pix é possível transferir valores em dinheiro em segundos, independentemente do dia da semana e do horário; o que é de grande relevância para a economia, já que é uma maneira de desburocratizar transações.

O Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo gratuito e dinâmico, por isso, sua aceitação foi ampla no mercado financeiro de forma geral; já que além de toda a facilidade que entrega através da sua funcionalidade, o Pix representa uma importante diminuição de custos.

Considerando que as transferências (Teds e Docs) eram cobradas pelas instituições bancárias, o que poderia encarecer bastante o custo financeiro para uma pessoa física ou jurídica ao final de um período determinado, como o período de um ano, por exemplo.

Chaves cadastradas

O Pix funciona através de chaves que são cadastradas diretamente nos aplicativos dos bancos envolvidos; já que o Pix não possui um sistema próprio de cadastrar, sendo assim, o Pix é uma funcionalidade agregada ao sistema bancário nacional.

Golpes e fraudes

Infelizmente, como ocorre em muitos fluxos financeiros de investimentos, o Pix é amplamente utilizado para golpes e fraudes. Por isso, é importante que o usuário tenha atenção a alguns pontos e busque por informações em canais oficiais.

Todavia, o Pix é uma representação muito importante de como a tecnologia pode ser inserida na rotina da população de forma ampla. Segundo informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a inclusão financeira é um dos objetivos da ferramenta.

Open Finance

Assim como o Open Banking, que foi atualizado de maneira formal para a nomenclatura de Open Finance, por conta da sua abrangência, o Pix representa uma mudança importante de paradigmas no que se refere à finanças, economia e ao mercado de investimentos de forma ampla.

Por isso, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que busca por melhorias contínuas nas suas ferramentas. Dessa forma, a integração entre as ferramentas facilita a rotina de pessoas físicas e empresas, sendo importante para as empresas de pequeno porte e para empreendedores de forma geral.

Portanto, o Pix é uma ferramenta atualizada e uma demonstração de como a tecnologia pode otimizar fluxos e tornar a inovação uma realidade e uma rotina das pessoas de forma abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.