Competências socioemocionais: Use-as para ser mais feliz no trabalho e na vida

As competências socioemocionais podem ser desenvolvidas a todo momento, em diversos âmbitos de nossas vidas. São elas que melhoram as nossas relações interpessoais no trabalho, e impactam em nossa produtividade dentro de um trabalho em equipe. Quando elas estão alinhadas, temos uma vida mais feliz e plena, mas quando não as estimulamos, tendemos a nos sentir mais estressados e ansiosos.

Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Então acompanhe esse conteúdo até o fim!

Quais são as competências socioemocionais mais importantes?

Antes de nos aprofundarmos nas dicas de como desenvolver as competências socioemocionais no trabalho e na vida, veja quais são as principais:

  • EmpatiaSaber colocar-se no lugar do outro melhora nossas relações interpessoais em todos os âmbitos de nossas vidas. Assim aprendemos a enxergar por outros pontos de vista, tomando atitudes mais saudáveis.
  • FelicidadeVocê sabia que a felicidade está mais associada à nossa atenção e alegria ao presente? Pois é. A felicidade não está no futuro. Nós não “somos” felizes, porém, podemos “estar” felizes. A partir do momento que você compreende esse conceito, automaticamente percebe que os impasses fazem parte da vida, mas que a felicidade sempre pode aparecer.
  • AutoestimaAmar a si mesmo é uma das competências socioemocionais que impacta em todas as nossas relações. Afinal, é aquela velha história que diz que para sermos amados por outro, precisamos ser amados por nós mesmos primeiro.
  • Paciência: Ser paciente, em uma sociedade tão apressada, é uma das competências socioemocionais que melhoram as relações e as tomadas de decisão.
  • AutoconhecimentoConhecer a ti mesmo é fundamental para agir de maneira saudável em diversas circunstâncias. Quando conhecemos nossos limites e nossos pontos fortes, podemos usar tudo isso ao nosso favor.
  • Autonomia: Sentir-se autônomo nas tomadas de decisão faz com que percebamos a nossa importância no mundo e nos mais diversos contextos que fazemos parte.
  • Confiança e autoconfiançaA autoconfiança e a confiança nos outros é fundamental para que tenhamos coragem para lidar com momentos difíceis. Assim, tendemos a enxergar possibilidades nos desafios, por simplesmente acreditar em quem somos.

Como desenvolver as competências socioemocionais?

Entendido quais são as competências socioemocionais, é hora de pensarmos em estratégias que nos impulsionem a desenvolvê-las, não é mesmo? Veja algumas dicas e já as inclua em sua rotina de trabalho e no seu dia a dia pessoal:

  • Trabalhe a escuta ativa e conheça as outras pessoas: A escuta ativa pode lhe aproximar das outras pessoas, melhorando a sua empatia e fazendo você se conectar melhor com quem ama. Para praticá-la, basta focar no que o outro está dizendo, não permitindo que seus pensamentos fujam do foco da conversa.
  • Viva novas experiências todos os dias: Experimentar coisas novas, ler livros, ouvir músicas desconhecidas e assistir à séries de gêneros não corriqueiros podem lhe ajudar a ter uma vida muito mais saudável e feliz. Assim você aprende mais sobre si mesmo, conhece coisas diferentes e encontra novos caminhos para seguir.
  • Pratique o mindfulness: Focar no aqui e no agora pode lhe ajudar a perceber os seus momentos de felicidade. Além disso, estimula a sua paciência e permite que você desenvolva a sua autonomia com mais coesão.
  • Inclua hábitos saudáveis em sua rotina: Hábitos saudáveis melhoram a sua autoestima, autoconfiança e até mesmo geram felicidade. Para isso, pratique a higiene do sono; alimente-se bem; faça exercícios físicos e tenha um hobby.
  • Observe as suas emoções diante das situações cotidianas: Gerenciar as emoções diante dos mais diversos contextos sociais é uma forma de desenvolver as suas competências socioemocionais. Afinal, você poderá prestar atenção nas sensações que o seu corpo sente diante de determinados acontecimentos, trazendo o controle da situação para você.
  • Faça psicoterapia: Praticar o autoconhecimento através da psicoterapia pode lhe ajudar a desenvolver todas as competências socioemocionais que mencionamos no decorrer deste artigo. Experimente e veja o resultado!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.