O que é mindfulness? Entenda aqui

Você sabe o que é mindfulness? Já ouviu falar nesta técnica que revoluciona a nossa maneira de lidar com nossa atenção e nosso foco? Se ainda não conheceu, este é o momento para se aprofundar no tema!

Isso porque a técnica tem o intuito de garantir mais qualidade de vida, resultados e até mesmo felicidade para as pessoas que a praticam. Afinal, estudos da Universidade de Harvad apontam que cerca de 47% do tempo de nossa vidas passamos “desfocamos” ou desconectados com o que acontece em nossa volta.

Isso não quer dizer que você não ouve o que lhe dizem, mas quer dizer que pode ser que você esteja com seus pensamentos pautados no passado ou no futuro. Por isso, o presente acaba passando despercebido.

Afinal, quem é que nunca pensou em um episódio passado, de sua vida, e se deu conta do quanto era feliz e não sabia? Pois é!

Essa falta de conhecimento sobre a sua própria felicidade pode estar pautado com o simples fato de que não prestamos atenção ao que está acontecendo agora.

Pare e reflita: trabalhamos em prol de um salário. Dormimos em prol de acordar sem sono. Estudamos em prol de uma “formatura” e “mais dinheiro”. Conhecemos pessoas em prol de construir relacionamentos, e por aí vai…

É claro que isso não é algo negativo. Pensar no futuro é muito importante sim! Mas é preciso se conectar mais com o presente para exercitar pensamentos positivos, nossa saúde mental e física e assim atingir nossos objetivos de forma mais assertiva.

Além de, obviamente, lidar melhor com tudo que acontece em nossa volta. Vamos discutir um pouco mais sobre esse assunto?

O que é mindfulness?

Mas afinal, o que é mindfulness? Podemos dizer que esta técnica está associada com a atenção plena no presente. E isso inclui não apenas a atividade que você está executando, mas sim, relaciona-se com sua respiração, sensações corpóreas (como temperaturas e até mesmo aromas, por exemplo) e tudo que possa estar sendo vivenciado no agora.

Trata-se de um exercício que prioriza nosso foco, nossa calma e nosso bem-estar. Estamos atentos ao que acontece neste momento, enquanto eu escrevo isso para você e enquanto você lê este texto.

Pare e observe a sua respiração enquanto isso. Atente-se para a claridade no ambiente em que você está e analise a atenção que você deposita nesta leitura.

Todos estes exercícios são práticas do mindfulness.

Esta técnica é, em essência, a capacidade de desenvolver uma vida mais plena e feliz, considerando que daremos atenção aos detalhes e assim perceberemos seus pontos positivos em nossa vida, deixando de lado a ansiedade para com o futuro e a depressão para com o passado.

Para praticar o mindfulness, você precisa estar plenamente consciente do que ocorre neste exato momento.

Como praticar o mindfulness?

Para quem está começando na prática do mindfulness, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Preste atenção na sua respiração. Observe o oxigênio chegando aos seus pulmões.
  • Exercite o seu ouvido. Isto é, comece a focar o máximo que puder em cada discurso a você dirigido. Ouça o que o outro diz. Mas ouça de verdade!
  • Foque na atividade que está fazendo, por mais corriqueira que ela seja. Por exemplo: observe a sua forma de escovar os dentes, ao invés de se perder em pensamentos sobre o passado ou futuro.
  • Observe o ambiente em que você está. Atente-se para a temperatura, cheiro, claridade, texturas, organização, etc.
  • Repare na sua forma de se alimentar. Para isso, atente-se para a sua mastigação e faça isso calmamente, sem pressa.

Estas são apenas algumas dicas da prática. Vá desenvolvendo a técnica na medida em que você a pratica diariamente!

Agora que você já sabe o que é mindfulness, lembre-se de pouco a pouco ir desenvolvendo a sua capacidade de ouvir, ver e perceber o seu presente. Acredite, você absorverá conhecimentos com maestria, além de desenvolver relacionamentos de uma forma incrível. Pratique!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.