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Como fazer uma boa higiene do sono?

Para conseguir descansar de verdade, é preciso saber como fazer uma boa higiene do sono, respeitando o seu corpo, a sua mente e a sua rotina.

Pois apenas quem tem dificuldades para dormir, ou acorda sempre cansado é que sabe o quanto uma boa noite de sono é essencial para a qualidade de vida.

Por conta desses fatores, fizemos este breve guia com dicas essenciais para você. Acompanhe.

Dicas de como fazer uma boa higiene do sono

Para saber como fazer uma boa higiene do sono, salve o link deste artigo e sempre volte aqui quando tiver alguma dúvida. Agora, vamos lá! 🙂

1- Tente criar uma rotina – Isso é primordial

Muitas pessoas querem dormir bem todas as noites, mas se esquecem que o nosso corpo necessita de hábitos para se manter mais confortável e adequado ao dia-a-dia.

Por conta disso, é de suma importância que a partir de hoje você comece a estabelecer um horário regrado para dormir e acordar.

No começo pode parecer difícil, e é possível que você ainda sinta sono pela manhã. Entretanto, depois de alguns dias a situação já melhora. E quando você se dá conta, já sentirá sono em determinado horário e acordará antes mesmo que o seu despertador.

2- Não beba cafeína à noite

A cafeína pode ser muito tentadora, especialmente para os apaixonados por chás e café. Porém, consumo deste tipo de bebida é altamente estimulante, e pode atrapalhar a sua noite de sono.

Justamente por isso que o recomendado é que você não consuma cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir.

3- Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

As bebidas alcoólicas também podem atrapalhar a sua noite de sono, além de que elas lhe desidratam e podem fazer você acordar com uma boa dor de cabeça.

Na pior hipótese, se você beber a noite, lembre-se de consumir bastante água antes de dormir. Seu sono e seu corpo agradecem.

4- Como fazer uma boa higiene do sono:Prepare a temperatura e a iluminação do seu quarto

Acredite, o ambiente em que você dorme pode ser o principal vilão do seu sono.

Por isso, procure deixar a temperatura do quarto agradável (ligando ar-condicionado ou deixando a janela aberta até a hora de deitar), além de deixar a iluminação amena e, na hora de dormir, tudo escuro.

Lembre-se que a preparação do quarto deve acontecer 30 minutos antes de dormir.

5- Mantenha a sua cama confortável

A sua cama é a “rainha” do seu sono. Desse modo, você precisa mantê-la super confortável.

Mas como fazer isso? Bom, você pode trocar a sua roupa de cama regularmente, permitindo o cheirinho de roupa limpa.

Além disso, procure sempre arrumar a sua cama durante o dia, para que na hora de deitar a sensação de arrumação e limpeza traga bem-estar e prazer.

6- Procure deitar quando estiver com sono

Sabemos que seguir isso à risca é difícil, especialmente por conta da montagem de rotina do sono que mencionamos.

Porém, se você quer realmente saber como fazer uma boa higiene do sono, lembre-se de apenas se deitar em sua cama quando estiver de fato com sono.

No começo será difícil, mas depois que estabelecer a sua rotina, tudo fluirá melhor.

Afinal, não há nada mais desagradável do que deitar sem sono e ficar rolando na cama, não é mesmo?

7- Como fazer uma boa higiene do sono: Não trabalhe/estude na sua cama

Procure usar a sua cama apenas para dormir e ter relações sexuais. Outras atividades poderão “mal educar” o seu cérebro.

Isso porque se você trabalhar ou estudar na sua cama, a sua mente associará o local a um espaço de concentração, atenção e alerta, ao invés de associar com relaxamento, conforto e sono.

Portanto, tenha outro lugar apropriado para as suas atividades e use a sua cama corretamente.

Seguindo essas dicas, certamente você terá melhores noites de sono.

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