Como desenvolver a empatia: Veja dicas para ser mais empático

Desenvolver a empatia é de suma importância para ter uma vida mais equilibrada e feliz. Como vivemos em sociedade, estamos constantemente nos relacionando com outras pessoas.

Essas relações podem acontecer no trabalho, na faculdade e no dia a dia, em casa. Saber ser empático, no entanto, pode impactar diretamente na qualidade destas relações.

Pensando nisso, trouxemos dicas que podem lhe ajudar a desenvolver a sua empatia para ter conexões mais positivas e saudáveis. Acompanhe para saber mais.

Como desenvolver a empatia?

Para desenvolver a empatia é preciso, antes de qualquer coisa, estar disposto a isso, como algo que você realmente quer. Em outras palavras, querer desenvolver o seu lado empático para “parecer” uma pessoa melhor, não é um caminho promissor. Lembre-se, as relações precisam ser genuínas, e não baseadas em manipulação ou “segundas intenções”.

Portanto, siga as nossas dicas abaixo se você estiver disposto a ser alguém melhor dentro das suas relações, e não alguém meramente “querido”.

1- Leia mais, especialmente livros de estórias

Através da leitura, especialmente de estórias, você consegue desenvolver a sua empatia de diversas maneiras. Primeiro porque você conseguirá ver pelos olhos do autor, diversas cenas e acontecimentos; segundo porque os próprios personagens, através de suas ações, poderão lhe apresentar caminhos interessantes e reflexões acerca dos relacionamentos humanos.

Por isso, regra número 1: ler mais é muito importante.

2- Observe o comportamento das outras pessoas

Quando você estiver perto de alguém, mesmo sem conversar, observe o comportamento dessa pessoa. Analise as suas expressões, seus gestos e sua linguagem corporal. Aprender sobre as outras pessoas é de suma importância para desenvolver a empatia.

3- Comece a prestar mais atenção nas palavras enunciadas pelo outro

Muitas vezes, em meio às conversas cotidianas, não prestamos tanta atenção em todas as palavras que são ditas pelo outro. Agimos de um modo que faz com que a nossa mente foque no essencial. Porém, nesse tipo de escuta, muitas vezes, deixamos muita coisa passar despercebido. Por isso, procure prestar mais atenção em cada palavra dita pelo outro.

A partir disso você conseguirá visualizar melhor o que o outro quer lhe dizer, compreenderá mais informações sobre ele e crescerá com a troca de experiências.

4- Fuja do piloto automático

O piloto automático é um verdadeiro vilão do processo de desenvolver a empatia. Afinal, a partir dele nós damos respostas genéricas para perguntas que não prestamos atenção, e simplesmente agimos de uma maneira impensada, sem considerar o quanto a nossa atitude vai impactar na vida do outro.

Sendo assim, comece a observar mais as suas ações e fuja de respostas prontas e atitudes automáticas. Isso fará toda a diferença em suas relações.

5- Policie-se para não julgar as outras pessoas e assim desenvolver a empatia

Cuidado com os julgamentos! Muitas vezes julgamos sem nem nos darmos conta do quanto estamos “apontando o dedo” para o outro. Além disso, lembre-se que quando falamos de outra pessoa, estamos falando mais de nós mesmos do que dela.

Portanto, nada de julgamentos e, quando isso acontecer, respire fundo e retome o controle dos seus pensamentos, não se deixando levar pelos seus julgamentos e preconceitos internos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.