Felicidade no trabalho: Como promovê-la de forma eficaz?

felicidade no trabalho está associada à capacidade de desfrutar de emoções positivas no ambiente corporativo. Essas emoções desencadeiam sensações de bem-estar, dever cumprido e elevam a autoestima no trabalho, sendo estes, pilares fundamentais da saúde mental do sujeito.

Ao mesmo tempo, alguns episódios específicos podem minar a felicidade no trabalho, tornando o clima mais “pesado” e difícil. Para lidar com isso, é preciso apostar na criação de uma atmosfera mais equilibrada e que promova sentimentos positivos e estimulantes. Abaixo damos mais informações sobre o tema.

Como promover a felicidade no trabalho?

Para promover a felicidade no trabalho é preciso ter uma visão ampla de tudo que acontece no ambiente corporativo. Observe as suas atuações e as de seus colegas próximos. Isso pode lhe ajudar a criar estratégias e investir em mecanismos que melhorem o clima organizacional. Veja como:

1- Compreenda o propósito por traz das suas ações

Tente não agir no piloto automático. Procure sempre compreender o propósito de suas ações. Por mais simples que uma atividade possa parecer, alguém precisa fazê-la para que toda a dinâmica da empresa funcione. Portanto, não diminua suas habilidades e saiba enxergar o objetivo de cada uma delas.

2- Reconheça os seus esforços e dos seus colegas

Reconhecer os seus esforços para solucionar problemas ou encontrar novas estratégias é importante também. Isso fará com que você perceba as pequenas vitórias no dia a dia e desenvolva a felicidade no trabalho.

3- Procure estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Cuidado com o excesso de trabalho em casa e com o excesso de questões pessoais no trabalho. Embora sejamos uma só pessoa e seja impossível separar o pessoal do profissional (pelo menos completamente), é necessário estabelecer um equilíbrio que não desgaste nenhum dos lados.

4- Comunique o que pode estar sendo difícil

Tente não guardar o que está pesando no seu dia a dia. Saiba falar com os seus superiores sobre o que pode estar sendo difícil e, junto deles, encontre alternativas para lidar com a situação da melhor forma. Ninguém precisa vencer tudo sozinho!

5- Peça feedback para os seus colegas e superiores

A felicidade no trabalho está relacionada com a forma como você se porta e como os outros lhe enxergam. Por isso, sempre peça feedbacks para aprimorar o seu trabalho, aumentar a autoestima e sentir-se mais bem e feliz.

6- Ajude a manter o ambiente mais leve

Cuidado com as atitudes que podem minar a felicidade no trabalho: fofocas e brincadeiras de mal gosto podem tornar o ambiente pesado e desgastante. A falta de responsabilidade e de cumprimento de prazos, também. Por isso, ajude a manter o ambiente mais leve agindo de maneira coerente às suas obrigações e relações.

7- Tenha um plano de carreira bem estruturado

Lembre-se de fazer um plano de carreira bem estruturado para você. Isso, pois, saber quais são os seus sonhos e em qual etapa da trajetória você está, irá lhe ajudar a ser mais feliz no trabalho. Da mesma forma, ter metas e objetivos também. Por isso, trace um plano coerente às suas pretensões e siga-o!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.