Escuta ativa: Como isso pode melhorar o nosso trabalho?

escuta ativa tem sido cada vez mais requerida em todos os tipos de relações. É a partir dela que nos colocamos no lugar do outro e prestamos atenção no que está sendo dito pelo interlocutor. Assim, conseguimos melhorar as nossas relações pessoais e profissionais, desenvolvendo uma vida mais feliz. Quer saber como isso acontece? Então leia este conteúdo até o fim.

O que é escuta ativa?

A escuta ativa nada mais é do que a capacidade de ouvir com atenção o que o outro tem a nos dizer. Mas, quando falamos em ouvir com atenção, estamos dizendo que se trata de uma escuta sem ruídos e sem momentos de perda de foco.

Afinal, pare e pense sobre a última conversa que você teve pessoalmente com alguém. Reflita sobre tudo o que a outra pessoa falou. Será que você se atentou a tudo que ela disse? Ou, em alguns momentos, devaneou e pensou sobre algo que sequer tinha relação com o assunto?

Ou ainda, pense sobre a última vez que você ficou completando a fala de alguém, ou simplesmente focou apenas em uma parte do discurso da pessoa. Pois é… Todas essas atitudes estão longe de ser uma boa “escuta ativa”.

Isso porque quando ativamos a nossa escuta, passamos a ouvir “sem censura”, prestando atenção nos detalhes que são ditos pela outra pessoa. Como consequência, conseguimos nos relacionar melhor, em todos os âmbitos de nossas vidas.

Como a escuta ativa pode melhorar as nossas relações?

Entenda todos os benefícios que a escuta ativa pode proporcionar para você:

1- Gera mais confiança entre você e seus colegas de trabalho

Quando ouvimos as outras pessoas com mais atenção, tendemos a absorver mais informações sobre elas e sobre o que está sendo dito. Com isso, conseguimos transparecer maior preocupação e, ao mesmo tempo, confiança. Afinal, a pessoa perceberá que o que ela fala é importante para você, aumentando a confiança que ela tem sobre a sua pessoa.

2- Ajuda na hora de pensar em soluções eficientes

Sabe quando surge um imprevisto e você precisa, simplesmente, lidar com um “problemão” de uma hora para outra? Agora, imagine que uma conversa, noutro dia, com um colega de trabalho aleatório, pode ter lhe apresentado uma solução para aquele impasse… Como você usou a escuta ativa nessa conversa, conseguirá resolver o problema com a experiência que o seu colega lhe passou.

Ou seja, escutar ativamente pode fazer você aprender coisas novas, a partir das experiências de outras pessoas, que poderão impactar na sua tomada de decisão e resolução de problemas.

3- Diminui conflitos empresariais

Quando ouvimos ativamente, entendemos melhor o lado da outra pessoa. Assim, há uma diminuição nos conflitos empresariais que acontecem por: má interpretação; falha na comunicação ou falta de empatia.

4- Aprendemos algo novo com outra pessoa, todos os dias

Como dito logo acima, aprendemos algo novo sempre que usamos a escuta ativa com alguém. Afinal, cada pessoa vive milhares de experiências ao longo da vida, que podem ser compartilhadas de uma forma interessante, enriquecendo os seus conhecimentos.

Como estimular a escuta ativa?

Para estimular a escuta ativa você deve considerar alguns passos. São eles:

  • Evite distrações: Não faça outra coisa enquanto estiver ouvindo alguém. Ou seja, não olhe foto, não mexa no celular, não anote, etc. Apenas, escute atentamente.
  • Preste atenção no todo: Não foque apenas em uma parte do discurso do outro. Ouça tudo, sem censura, e se atentando para cada detalhe.
  • Não interrompa: Jamais interrompa a fala do outro. Espere a pessoa acabar!
  • Não tente deduzir o que será dito: Ficar deduzindo o que a pessoa irá dizer, mesmo que na mente, pode ser prejudicial. A escuta ativa é livre de preconceitos e faz com que você se atente a cada palavra dita pelo interlocutor.
  • Faça perguntas: Sempre faça perguntas. Demonstre interesse e, quando não entender algo, pergunte novamente. Não fique com dúvidas sobre o que é dito!

Seguindo essas dicas, a escuta ativa certamente irá mudar as suas relações no trabalho e na vida. Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.