Como aumentar a autoestima? Saiba desenvolver o amor-próprio

Entender como aumentar a autoestima é muito importante para garantir bem-estar e qualidade de vida. É o nosso amor-próprio que dá margem para tomadas de decisões, enfrentamento de desafios e a criação de um caminho vitorioso e repleto de conquistas.

Para entender como você pode aumentar este apreço por si mesmo, fizemos uma pesquisa que considera os pontos fundamentais de uma autoimagem positiva. Continue lendo para saber mais.

Como aumentar a autoestima da melhor maneira?

Para que você entenda como aumentar a autoestima da melhor forma, fizemos um guia com 5 dicas práticas e super simples:

1- Reconheça os seus limites

O reconhecimento dos limites é uma das formas de como aumentar a autoestima sem se sobrecarregar. Muitas vezes as pessoas acham que precisam ser perfeitas o tempo todo, mas se esquecem que este tipo de resultado é irreal e impossível de ser atingido.

Afinal, se pudéssemos ser perfeitos em tudo, ninguém contrataria outra pessoa para fazer algo, concorda?

É importante compreender que você tem pontos fortes e fracos, e o reconhecimento dos limites impede que você se aventure em coisas “perigosas” apenas para tentar provar algo vazio para si mesmo.

2- Saiba as suas qualidades

Do mesmo modo que é preciso reconhecer todos os seus limites, saiba quais são as suas qualidades. Apesar de muitas pessoas de baixa autoestima acreditarem que não possuem qualidades, sempre haverá algo positivo em cada um.

Saber cozinhar, cuidar de uma planta, cuidar da casa ou mesmo organizar uma gaveta. Não importa o “tamanho” da qualidade. Quando você começa a listar estas qualidades, você estará abrindo portas em sua mente para pensar em pontos positivos mais grandiosos.

Trata-se de um exercício gradativo e muito efetivo.

  • Dica: Tente todos os dias, pela manhã, anotar em sua agenda uma qualidade sua. Pode se basear no dia anterior ou no passado mais distante. Exercite este reconhecimento pessoal.

Veja também: 6 razões para fazer psicoterapia

3- Aceite os elogios das outras pessoas e pondere sobre eles

Muitas vezes as pessoas querem aprender a como aumentar a autoestima, mas se esquecem daqueles momentos que recebem um elogio e não acreditam.

Essa atitude de negar o elogio alheio, além de ser deselegante, também acaba “minando” o seu pensamento de coisas ruins, desqualificando a si mesmo.

Por isso, da próxima vez que você receber um elogio, procure pensar sobre o que a pessoa lhe disse e tente enxergar a verdade que ela viu. Pode ser difícil no começo, mas vale muito a pena!

4- Como aumentar a autoestima: Aprenda a dizer “não”

Grande parte dos gatilhos da baixa autoestima estão associados com algo que não damos conta de fazer. E isso acontece de modo recorrente por conta de aceitarmos coisas que ultrapassam os nossos limites pessoais.

Lembra quando comentamos sobre o reconhecimento dos seus limites? Pois é. Quando você tem clareza do que pode ultrapassar estes limites, você pode negar trabalhos, encontros, interações, passeios e tantas outras coisas que possam pôr à prova o seu bem-estar.

Quer um exemplo mais prático? Imagine que você trabalhe como costureira. Você sabe que costura muito bem (reconhecimento de qualidades), mas sabe que só consegue fazer 2 belos vestidos por dia (reconhecimento das limitações).

Agora imagine que lhe peçam para fazer 10 vestidos em um único dia. Se você disser sim, irá correr contra o tempo e, possivelmente, irá se frustrar. Como consequência, se sentirá incapaz e sua autoestima despencará.

Em contrapartida, se você souber dizer “não”, evitará o acúmulo de trabalho e não terá que lidar com um fracasso desnecessário e sem ensinamentos.

5- Evite se ancorar apenas nas opiniões genéricas dos outros

O mundo está cheio de pessoas boas, assim como está repleto de pessoas ruins. Saber filtrar as opiniões que chegam até você é muito importante.

Lembre-se que existem pessoas prontas para lhe diminuir e apontar os seus defeitos. Saiba se ancorar nas mensagens que são relevantes, como críticas construtivas, e não apenas no que é negativo.

Além disso, considere que o que a outra pessoa diz não é uma verdade absoluta. Serve apenas de reflexão. E se não agrega em nada na sua vida, sendo uma opinião genérica e vazia (como alguém chamar você de feio), simplesmente ignore a mensagem e siga em frente.

A nossa mente tem muito poder, e se soubermos usar este poder ao nosso favor, tudo fluirá ainda melhor. Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.