Vale-gás terá a maior parte dos pagamentos em janeiro

De acordo com o próprio Governo Federal, maioria dos usuários só vai receber o vale-gás nacional a partir de janeiro

O Governo Federal anunciou no final desta última semana o calendário oficial do vale-gás nacional. E ao contrário do que se esperava, nem todo mundo vai conseguir receber o dinheiro do programa neste mês de dezembro. Essa era a promessa que o Palácio do Planalto estava fazendo já há algumas semanas.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal deverá atender cerca de 5,5 milhões de pessoas neste Auxílio Gás. Acontece, no entanto, que apenas uma minoria vai conseguir receber esse dinheiro em dezembro. Estamos falando aqui de algo em torno de 100 mil cidadãos. Pelo menos é o que se sabe.

Esses cidadãos que irão receber o benefício este ano são apenas aqueles que estão morando em cidades atingidas pelas fortes chuvas nas últimas semanas. São municípios que estão localizados nas regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais. Apenas essas pessoas serão contempladas pelo vale-gás nacional este ano.

Todo o resto vai começar a receber o dinheiro deste benefício apenas a partir do final de janeiro de 2022. Então estamos a cerca de um mês do início de repasses para esses brasileiros. De acordo com o Governo Federal, essas pessoas irão receber o projeto de forma retroativa no primeiro mês do próximo ano.

A tendência é que esse calendário se normalize a partir de fevereiro. A partir deste segundo pagamento é que todos os usuários irão receber tudo ao mesmo tempo. Inclua aí os 100 mil que estão nesses municípios atingidos pela chuva e também aqueles outros 5,4 milhões que moram em outras regiões do país.

Calendário é o mesmo

Um dos pontos que já estão definidos dentro do vale-gás nacional é que os pagamentos seguirão o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Então o Governo vai sempre pagar esse benefício nas mesmas datas.

Segue portanto a lógica de repasses sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Para janeiro, por exemplo, os usuários do vale-gás irão receber o benefício entre os dias 18 e 30, mesmas datas do Auxílio Brasil.

Pode acumular?

Sim. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses repasses, o benefício em questão vai fazer pagamentos para as pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil. É o que se sabe.

Isso quer dizer que os usuários irão poder acumular os dois projetos. Não há nenhum problema quanto a isso. Basta esperar para ver se vai ser selecionado para o novo programa social ainda este ano.

Como saber se estou no vale-gás?

O Governo Federal afirma que vai dizer quem está no vale-gás nacional através dos aplicativos Caixa Tem e também do app do próprio Auxílio Brasil. Por lá, o cidadão vai poder ver os lançamentos dos próximos meses.

Para os 100 mil que irão receber o benefício a partir de agora, já é possível tentar descobrir se eles estão selecionados. Para os outros usuários do Auxílio Brasil, é preciso esperar um pouco mais. Eles deverão receber essa informação apenas a partir de janeiro. É o que se sabe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.