Vale-gás: quem vai ter mais chance de receber benefício em dezembro

Governo ainda não divulgou o nome das pessoas que irão receber vale-gás, mas já dá para saber quem tem mais chances

O Governo Federal bateu o martelo e decidiu que vai começar os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda neste mês de dezembro. Isso quer dizer que, mesmo diante da falta de tempo, eles estão seguindo com a promessa de fazer essas primeiras liberações para todos os usuários ainda este ano.

Só que há um problema em toda essa situação: quem são essas pessoas que irão receber o benefício? Isso ainda é algo que não foi divulgado. Então os brasileiros que irão poder entrar no programa ainda não sabem de fato se irão receber o dinheiro. De qualquer forma, dá para saber quem são os cidadãos que possuem mais chances.

Se você está dentro do Auxílio Brasil, então você tem chance de receber o vale-gás do Governo Federal ainda este ano. É que esse vai ser o primeiro ponto de corte do benefício. Nós estamos falando aqui de cerca de 14 milhões de pessoas disputando algo em torno de 5 milhões de vagas.

Para ter mais chances de receber, o cidadão precisa também ter uma renda per capita baixa. Quem está no Auxílio Brasil e não recebe renda familiar nenhuma, tem muita chance de estar dentro do vale-gás nacional. Isso porque esse critério de recebimento mensal vai ser usado como uma espécie de segundo ponto de corte.

Por fim, há ainda um público com mais chances de receber o benefício. São aqueles que vivem em famílias numerosas. Então quem mora em uma casa com mais de 4 indivíduos certamente vai ter uma possibilidade maior de receber o projeto já a partir deste mês de dezembro. Pelo menos é isso o que dizem as regras gerais do programa.

Em resumo

Em resumo, dá para dizer que um público específico vai ter muito mais chances de receber o vale-gás. São aqueles que estão no Auxílio Brasil, que tenham uma renda per capita de R$ 0 e que possuam mais de 4 integrantes dentro de casa.

Atendo todos esses critérios, então estou garantido? Não. Aqui estamos falando apenas sobre ter mais chances de entrar no benefício. A escolha de quem recebe vai ser feita pelo Ministério da Cidadania.

Vale-gás nacional

A ideia central do vale-gás nacional é fazer pagamentos de pelo menos da metade o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Para este mês de dezembro, o Ministério da Cidadania está pretendo pagar R$ 48.

Caso esse repasse se confirme, a segunda liberação vai ser feito no próximo mês de fevereiro. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui. É que de acordo com as regras gerais, o vale-gás vai ter pagamentos bimestrais.

E o Auxílio Brasil?

O Governo vai seguir fazendo normalmente as liberações do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, a partir de janeiro a ideia é atender cerca de 17 milhões de pessoas. Pelo menos esse é o plano.

Esses usuários poderão acumular os dois benefícios. O Auxílio Brasil e o vale-gás também. Mas não todas elas. Dos 17 milhões de usuários, apenas 5 milhões poderão juntar os dois projetos. Todo o resto fica recebendo apenas um deles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.