Poupança: obtenha clareza sobre possíveis mudanças na sua rotina 

Uma poupança requer que você crie um planejamento financeiro pessoal de forma assertiva. Confira dicas importantes!

Uma poupança requer que você crie um planejamento financeiro pessoal de forma assertiva. No entanto, essa viabilização é desafiadora. Sendo assim, é relevante que você separe seus gastos fixos de gastos custos variáveis, de modo que você obtenha clareza sobre quais são as possíveis ações que você pode tomar dentro da sua rotina através de novos hábitos. Além disso, saiba quais são as suas dívidas longas, bem como quais são os valores que não poderão ser modificados.

Poupança: obtenha clareza sobre quais são as possíveis mudanças na sua rotina 

Para isso, é possível realizar trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade; visto que as fintechs oferecem contas digitais com isenção total de tarifas. Dessa forma, você irá obter benefícios bancários, sem pagar taxas,  dentre outras possíveis trocas inerentes ao seu estilo de vida.

Identifique seus gastos desnecessários

Para que você tenha clareza é importante que você controle a sua rotina de modo que identifique seus gastos desnecessários, objetivando diminuí-los. Assim sendo, ferramentas de gestão como o Trello podem ajudar a viabilizar este controle, além dos diversos aplicativos de finanças pessoais. Periodicamente é importante que revisite o seu planejamento financeiro e verifique possíveis mudanças.

Dicas para os inadimplentes 

Além disso, caso esteja inadimplente é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar as suas dívidas. De forma geral, sugerimos que conheça o Feirão Serasa Limpa Nome, visto que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida. 

No entanto, em caráter excepcional durante este mês de novembro, a FEBRABAN e o Banco Central realizarão um mutirão para os inadimplentes, que pode ser viável conhecer essa ideia e analisar as propostas.

Sendo assim, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança. É possível utilizar métodos eficientes e objetivos, como a metodologia do pote.

Tenha paciência com o seu processo

Por fim, é fundamental que você tenha paciência com o seu processo, visto que esse processo pode ser resolutivo, ainda que ocorra de forma não linear. Lembre-se que mudar hábitos requer paciência e disciplina, por isso, você deve se direcionar e redefinir seus objetivos com o passar do tempo.

Modifique pequenos hábitos e obtenha uma poupança organicamente

Portanto, ainda que seja algo perceptível e resolutivo apenas em longo prazo, modifique pequenos hábitos e obtenha uma poupança organicamente. Pois, ao focar em novos hábitos você irá direcionar valores de forma natural, o que é muito mais sustentável do que uma mudança pontual. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.