Novos investidores e os diversos fatores do mercado

Os novos investidores devem considerar diversos fatores do mercado e entender a dinâmica da volatilidade atual. Veja pontos relevantes!

Certamente o mercado de investimentos está aquecido, visto que são elevados os números referentes aos novos investidores que todos os dias querem ir além da poupança.

Novos investidores e os diversos fatores do mercado

 O mercado de investimento já foi muito fechado; todavia, na atualidade, pessoas físicas estão arriscando investir para que possam aumentar a rentabilidade de suas finanças pessoais.

 Essa alteração tem sido oriunda de diversos fatores, como uma maior divulgação na mídia sobre as opções disponíveis dentro do mercado e a rentabilidade elevada. Visto que a inflação e a Taxa Selic influenciam positivamente nesse aspecto. Todavia, é necessário que você, enquanto novo investidor, se atente a alguns pontos para que possa elevar seu nível de segurança ao arriscar seus investimentos.

Busque conhecimento por meio de fontes oficiais

 É necessário que você busque conhecimento por fontes oficiais. Sendo assim, considere sites oficiais, como o site da Bolsa de Valores, do Banco Central do Brasil e de instituições que disponibilizam investimentos, como as fintechs. Já que muitas delas possuem uma linguagem descomplicada e, portanto, são boas fontes de informações.

 Faça uso dos simuladores e analise o seu perfil de investidor

Diversas das fontes citadas acima disponibilizam para você simuladores de investimentos e uma análise prévia do seu perfil de investidor. São informações importantes para que você entenda minimamente o comportamento do Mercado de Ações e possa analisar quais são as melhores opções para novos investidores.

 Cuidado com o golpes e fraudes

Assim como ocorre em diversos produtos financeiros, como o Open Banking e o Pix, o mercado de investimentos não está livre de pessoas que agem de má fé. Por isso, é importante que você desconfie de ofertas muito acima do valor de mercado no momento atual e sempre certifique-se de que a informação obtida está correta.

 Você pode verificar nos sites oficiais qual é a média de mercado para o investimento no momento atual. Principalmente porque o site da Bolsa de Valores traz informações em tempo real.

Comece pelas opções de renda fixa e não precisa correr da poupança!

É comum que as pessoas queiram retirar todo o seu dinheiro da poupança para investir. No entanto, embora essa seja uma decisão completamente pessoal, você deve tomá-la de forma totalmente ciente. Sendo assim, invista valores baixos e em opções de renda fixa para que entenda a volatilidade do mercado, caso seja uma opção sua direcionar os valores para além da poupança.

No entanto, você pode continuar com a poupança para que, aos poucos, diversifique sua carteira no mercado que oferece diversas opções para novos investidores. Por isso, busque entender o comportamento e a volatilidade dos investimentos, como o Tesouro Direto, por exemplo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.