Poupança: disciplina e novos hábitos de consumo

É importante o comprometimento financeiro com a poupança e o planejamento pessoal. Confira dicas relevantes!

Sabemos que é importante o comprometimento financeiro com a poupança e o planejamento pessoal. No entanto, pode ser difícil realizar um planejamento quando a sua situação orçamentária não está positiva. Por isso, sugerimos que você realize um plano de finanças, colocando em prática novos hábitos de consumo.

Poupança: disciplina e novos hábitos de consumo

 O índice de endividamento do brasileiro durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, ficou muito elevado. Já que muitas pessoas perderam suas rendas e ficaram em situação orçamentária negativa.

No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela Serasa, a maior parte dos entrevistados relataram que sentiram muita falta de uma reserva de emergência. De forma geral e sucinta, o brasileiro não possui o hábito de poupar dinheiro. Sendo assim, ainda que você esteja numa situação financeira não favorável, é possível que você foque em seus hábitos para criar um planejamento financeiro.

Modifique a sua relação com o dinheiro

Pois, ao adquirir novos hábitos, você irá modificar a sua forma de se relacionar com o seu dinheiro, o que será de grande valia para o seu futuro, considerando suas metas pessoais.

No entanto, caso aguarde que a sua situação financeira melhore para começar a guardar dinheiro, certamente você entrará num ciclo de autocobrança e autossabotagem, que não ajudará em nada para que você consiga realizar seus projetos pessoais. 

Faça um planejamento simplificado

Sendo assim, faça um planejamento simplificado. Verifique em sua rotina que você pode modificar. No entanto, para que você possa ter clareza sobre a sua situação financeira atual, é importante que você faça a separação entre os seus custos fixos e variáveis.

Dessa forma, você pode verificar possíveis trocas e gerar economia organicamente. Por exemplo, você pode trocar produtos bancários tarifados por opções de qualidade e sem tarifas.

Direcione todos os valores economizados para a poupança

Sendo assim, você deve direcionar para a sua poupança todos os valores economizados. Lembre-se de que está criando novos hábitos, por isso, não menospreze valores baixos, coloque todos os valores economizados na poupança.

Posteriormente, conforme suas finanças melhorarem, você poderá adicionar valores fixos. No entanto, não crie o hábito, neste primeiro momento, de focar no valor poupado. Dessa forma, você irá gerar economia na sua rotina e, com o passar do tempo, poderá ter maior clareza para adicionar valores fixos.

Observe o seu processo

No entanto, é muito importante que você observe o seu processo; já que mudar hábitos requer disciplina e pode ser algo que ocorra de forma não linear. Sendo assim, não se cobre excessivamente e busque melhorar seus hábitos financeiros, ainda que você tenha de refazer o seu planejamento periodicamente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.