Mindful leadership: o que é e como vem ganhando força

O conceito de  mindful leadership está intimamente associado ao que chamamos de mindfulness, ou seja, atenção plena. Trata-se de uma técnica que vem ganhando força nos ambientes corporativos, especialmente por trazer um olhar mais humanizado para o trabalho e para as relações com a equipe. No decorrer desse artigo nós daremos mais detalhes para você. Continue lendo.

O que é o mindful leadership?

Antes de entendermos o que é o mindful leadership, precisamos arrebatar o conceito de mindfulness. Mindfulness nada mais é do que manter a atenção plena no aqui e agora, impedindo que a nossa mente comece a divagar em pensamentos sobre o passado e o futuro, por exemplo. Assim, conseguimos focar mais nas atividades presentes, executando-as de “corpo e alma”, podemos assim dizer.

Já o mindful leadership, por sua vez, representa a ideia de um líder focado em sua equipe e na execução do seu trabalho. Isto é, um líder que não se deixa levar pelo o que chamamos de “piloto automático“. Mas sim, está ali, presente de verdade, e pronto para encontrar caminhos e ouvir as ideias da sua equipe.

Quais os benefícios do mindful leadership?

Os benefícios do mindful leadership são inúmeros. Veja alguns deles:

1- Foco nas atividades da equipe, dando o suporte necessário

Você será capaz de manter um foco maior nas atividades da sua equipe, tendo um olhar mais atento que pode servir de alicerce na hora de dar o suporte necessário. Afinal, você consegue manter a atenção plena na execução, e não deixa com que outros pensamentos atrapalhem os seus direcionamentos.

2- Mais empatia e menos julgamentos cotidianos

A partir do momento que você coloca a visão plena sobre as suas ações cotidianas, automaticamente você explora melhor a sua empatia e se livra dos pré-julgamentos que costumamos fazer no dia a dia. Como consequência, você se torna uma pessoa mais leve, comunicativa e que transparece confiança para a sua equipe.

3- Mais serenidade e menos ansiedade e estresse

Ao pensar no aqui e agora, você consegue ter um dia a dia mais sereno e tranquilo. Afinal, você não se deixa levar pelos pensamentos do futuro, que “assombram” a nossa mente e criam uma sensação de sobrecarga. Logo, o mindful leadership faz com que você tenha menos estresse e ansiedade no dia  a dia.

4- Relações mais sólidas e resultados mais positivos

As suas relações, tanto com a sua equipe quanto com outras pessoas da empresa, ficam muito mais sólidas e consistentes. A confiança é aflorada, pois a pessoa percebe que você está presente no momento, com uma escuta ativa e atento ao que está sendo apresentado.

Além disso, a sua comunicação melhora, fazendo com que os resultados das ações sejam ainda mais positivos, pelo simples fato de você estar “presente de verdade” durante qualquer conversa cotidiana.

Pratique o mindful leadership com meditação, autoconhecimento e terapia

Agora que você já conheceu os principais efeitos positivos do mindful leadership, comece a praticá-lo no seu dia a dia. A meditação, o autoconhecimento e a terapia podem ajudar você nesta empreitada. Assim você passa a conhecer mais sobre os seus limites, seus pontos fortes e ainda trabalha a sua capacidade de concentração e foco. Como consequência, melhora as suas relações e torna-se um líder exemplar.

Experimente essa técnica e foque plenamente no aqui e agora, trabalhando junto à sua equipe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.