Mercado de investimentos: dicas para o entrante pessoa física 

O mercado de investimentos requer análises e planejamentos. Confira algumas dicas para o entrante pessoa física!

É importante que novos entrantes no mercado de investimentos se atentem a alguns pontos para que não caiam em golpes e fraudes, bem como, tenham consciência dos riscos inerentes ao mercado de finanças. Dados oficiais da Bolsa de Valores do Brasil (B3) apontam um crescimento exponencial de novos investidores, considerando a carteira da pessoa física.

Mercado de investimentos: dicas para o entrante pessoa física 

Isso se deve a popularização das opções, principalmente por conta das ações da própria Bolsa de Valores do Brasil (B3) e do Banco Central do Brasil (BCB) para que as pessoas tenham maior clareza sobre como funcionam os investimentos, indo além da poupança.

A caderneta de poupança é tradicional no Brasil e já foi vista como muito rentável e uma das formas mais seguras de investir. Certamente, essa opção ainda pode ser uma forma segura de investimento. Entretanto, o brasileiro tem modificado o seu perfil, optando por diversificar suas opções e elevar as chances de rentabilidade.

Cuidado com golpes financeiros

Caso você seja uma dessas pessoas entrantes nesse meio de mercado de investimentos, é importante que se atente a alguns pontos, visto que produtos bancários e financeiros são alvos de golpes financeiros com frequência, principalmente no âmbito da internet, como ocorre com o Pix e com o Open Banking, por exemplo. Sendo assim, busque por informações nas plataformas oficiais. Além das instituições citadas, você pode verificar instituições oficiais de outros bancos e fintechs.

Estude o mercado e conheça as opções de renda fixa

Visto que oferecem opções interessantes para o cliente, bem como também é pertinente que você comece pelas opções de renda fixa, que são indicadas para iniciantes, bem como para o investidor que possui um perfil mais conservador. Visto que essas opções permitem que você saiba o valor que será resgatado ao final do seu contrato.

Você pode começar a inserir valores baixos na sua carteira de investimentos para que você entenda o comportamento desse mercado. Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista valores a partir de R$30,00, sendo uma boa opção. Além disso, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é uma opção de renda fixa que permite investimentos baixos.

Entenda a volatilidade e as oportunidades do mercado de investimentos 

Dessa forma, você aumenta a sua segurança para diversificar as opções. Além disso, você pode continuar com a poupança, sendo essa opção exclusivamente sua. No entanto, faça um planejamento financeiro que comporte seus investimentos, de maneira que você direcione os seus fluxos e tenha consciência da volatilidade do mercado e das oportunidades oferecidas pelo aumento da taxa SELIC, quando pensamos em investimentos diversificados. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.