Os principais tipos de investimento disponíveis no mercado e suas características

Confira quais são os principais tipos de investimento disponíveis no mercado e suas principais características. Saiba mais!

Um dos assuntos que estão permeando a internet nos últimos tempos são os investimentos. Com os avanços tecnológicos dos últimos tempos tornaram as aplicações mais acessíveis e desburocratizadas.

Confira quais são os principais tipos de investimento disponíveis no mercado e suas principais características

Entretanto, é comum que existam dúvidas sobre os tipos de aplicações e seus respectivos resgates, afinal, são muitas as opções disponíveis no mercado atualmente. Para auxiliar a esclarecer algumas dúvidas, confira quais são os principais tipos de investimentos e suas principais características.

Tesouro Direto – a democratização dos investimentos

Segundo o site oficial, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002 em parceria com a Bolsa de Valores Brasileira (B3), com o objetivo de oferecer os títulos públicos de maneira mais democrática.

O Tesouro Direto é um dos canais mais importantes para investir porquê oferece muita  facilidade, os investimentos são realizados de maneira 100% digital e possível comprar títulos a partir de R$ 30,00.

O Tesouro Direto oferece títulos públicos com diferentes tipos de rentabilidade prefixada, Tesouro Selic e IPCA. A rentabilidade prefixada é caracterizada pela taxa de juros fixa, ou seja, no momento da aplicação a taxa é definida e o investidor já sabe o valor que será resgatado após o período determinado.

O Tesouro Selic é um tipo de investimento que possui a rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia, a Selic, dessa maneira, na data do resgate da aplicação a rentabilidade se baseará na Selic do período.

O Tesouro IPCA baseia a rentabilidade em uma taxa prefixada somada à Inflação, assim na data de vencimento da aplicação a rentabilidade será calculada com base na inflação do período e na taxa fixada na data da compra.

Certificados de Depósito Bancário (CDB)

O Certificados de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de investimento oferecido pelas instituições financeiras para financiar suas atividades. Possui as modalidades prefixado, pós-fixado e misto, sendo a prefixada a rentabilidade com base em taxas que são acordadas na data da compra do título, a modalidade de rentabilidade pós-fixadas que tem alguma taxa como referência e a mista que possibilita o resgate em um percentual fixo acrescido da inflação do período.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) consiste em investimentos destinados ao mercado imobiliário, ou seja, é uma das maneiras utilizadas pelas instituições financeiras para a captação de recursos que serão investidos nos financiamentos imobiliários.

Portanto, o LCI é um dos tipos de investimentos existentes que oferece maior rentabilidade considerando seu baixo risco, sendo assim, uma boa opção para os investidores mais conservadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.