PIX – Evite Golpes e Fraudes

PIX e as modalidades de golpes e fraudes 

O PIX é uma inovação que otimiza os fluxos financeiros de pessoas físicas e jurídicas. No entanto, é importante se atentar a alguns pontos para que não caia em golpes e fraudes.

A facilidade do PIX para que possa realizar pagamentos e transferências a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana, chama a atenção de todas as pessoas, inclusive as que enxergam essa facilidade como uma oportunidade para fraudes e golpes.

Golpes online

As tentativas de aplicar golpes iniciaram-se no período de cadastro do PIX, antes da sua implementação, através de e-mails falsos e até mesmo aplicativos que roubam dados. Inclusive, esse tipo de fraude ainda pode ocorrer. Por isso, é importante se atentar a esse tipo de mensagem (SMS, e-mail, Apps). O objetivo desse tipo de fraude é coletar dados bancários, senhas, números de RG e CPF, e o celular.

As instituições financeiras investem em campanhas educativas e atualizam seus mecanismos de segurança para evitar fraudes. Porém, uma parte da população ainda tende a acessar os links recebidos ou acreditar nas mensagens. Por isso, é importante se atualizar quanto às recomendações para evitar ser vítima desse tipo de situação.

Clonagem do WhatsApp 

A clonagem WhatsApp é um golpe que pode trazer muita dor de cabeça para a vítima. Funciona basicamente por meio de mensagem recebida, onde o fraudador finge ser de alguma empresa na qual a vítima possui algum cadastro. Dessa forma, eles solicitam que a vítima repasse o código de segurança que foi enviado pelo SMS para o mesmo celular, informando que pode ser algum tipo de atualização. 

No entanto, esse código dá acesso ao seu WhatsApp, a partir daí é possível que o fraudador envie mensagens para seus contatos solicitando transferência por PIX.

Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a opção “Verificação em duas etapas” Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. 

Golpe de engenharia social com WhatsApp

Por uma foto da vítima, facilmente obtida através de alguma rede social, o fraudador envia mensagem para alguém de sua família alegando que precisou trocar de número por um assalto, por exemplo. A partir daí, poderá solicitar uma transferência via PIX. 

Golpe do falso funcionário de banco e das falsas centrais telefônicas

Essa modalidade de golpe envolvendo PIX se refere a algum tipo de ajuda oferecida por telefone para que o usuário possa cadastrar uma chave PIX. Assim, ele direciona a vítima para que possa realizar um tipo de teste, induzindo uma transferência. Portanto, é importante não repassar seus dados a ninguém e não clicar em links suspeitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.