Poupança: planejamento faseado e adaptável 

A poupança pode ser desafiadora para quem está em uma situação financeira negativa. Veja dicas para um planejamento adaptável!

A poupança pode ser desafiadora para quem está em uma situação financeira negativa. Por isso, é muito importante que faça um planejamento que corrobore a necessidade de um fluxo financeiro pessoal, ainda que seja algo faseado e não linear.

Poupança: planejamento faseado e adaptável 

O planejamento financeiro pessoal deve amparar uma poupança como uma reserva de emergência. Posteriormente, você poderá direcionar valores para outras finalidades.

Entretanto, é muito importante que você tenha o conceito de que planejar as suas finanças, é assumir o controle de algo que já está acontecendo na sua vida financeira. Ou seja, você está se apropriando do registro das informações. Visto que ao negligenciar esse controle, você tende a direcionar negativamente o seu orçamento.

Faça um mapeamento de sua situação

Por isso, é de grande valia que faça um mapeamento de sua situação, separando seus custos fixos e variáveis, de forma que possa analisar suas possíveis ações quanto a sua vida financeira.

Faça ajuste de valores fixos para a sua poupança 

Você pode realizar pequenas trocas que sejam financeiramente viáveis e direcionar os valores economizados para sua poupança. Lembre-se de que em um planejamento financeiro o mais importante é que você tenha hábitos financeiramente saudáveis, pois, posteriormente você poderá ajustar valores fixos para essa finalidade.

Trocas econômicas de produtos ou serviços

Dessa forma, você poderá trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, bem como a sua conta bancária tradicional pode ser trocada por uma conta digital. As fintechs oferecem excelentes serviços bancários sem tarifas, o que pode ser muito importante para quem deseja economizar. Além disso, você deve verificar outras trocas pertinentes, considerando o seu estilo de vida, e deve direcionar os valores para a sua poupança.

Alimente um hábito saudável e financeiramente sustentável 

Sendo assim, você irá alimentar um hábito financeiramente viável que será muito importante para que você alcance seus sonhos no futuro.  Entretanto, no momento atual, ao focar nos hábitos, é necessário que tenha disciplina. Visto que mudar hábitos requer um planejamento.

Tenha disciplina, mas não se cobre excessivamente!

No entanto, ainda que seu processo ocorra de forma não linear, lembre-se de que ele pode ser resolutivo. Por isso, não abandone o seu planejamento financeiro por conta de um possível rigor excessivo que você pode ter quando se coloca em uma situação de mudanças. Já que essa linha de pensamento pode fazer com que continue negligencie suas metas pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.