Open Banking: o fluxo de informações entre as instituições e as melhorias nas ofertas ao cliente

O Open Banking envolve o fluxo de informações entre as instituições e as melhorias nas ofertas ao cliente. Saiba mais detalhes!

O Open Banking é uma inovação que pode ser vantajosa e benéfica ao cliente final. Por isso, o sistema financeiro aberto é uma melhoria que pode elevar o nível da concorrência através de ofertas personalizadas e direcionadas.

Open Banking: o fluxo de informações entre as instituições e as melhorias nas ofertas ao cliente

Sendo assim, é importante que o cliente entenda como compartilhar seus dados para que tenha maior clareza do processo oficial, evitando cair em golpes que podem surgir em nome do Open Banking.

O Banco Central informa que as etapas do compartilhamento de dados etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta, por isso, esse é um ponto de atenção para o cliente.

Além disso, o BC ressalta que as instituições participantes são os bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcios e outras autorizadas pelo Banco Central que podem compartilhar informações próprias e de clientes entre si, no entanto, todo o processo é amplamente oficializado pelo cliente.

 Definição de melhores políticas de crédito

Segundo informa o BC, espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito. Além disso, espera-se também uma melhoria na oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade.

Além disso, o BC informa que também é esperado que as inovações implícitas no Open Banking facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas.  

Os papéis das instituições participantes do sistema financeiro aberto

De acordo com a definição oficial do Banco Central, as instituições podem desempenhar um ou mais papéis a seguir:

  • Receptora de dados: pede o compartilhamento de dados à instituição transmissora, com o consentimento do cliente.
  • Transmissora de dados: compartilha com a instituição receptora os dados pedidos, com o consentimento do cliente.
  • Detentora de conta: mantém conta corrente, de poupança ou conta de pagamento pré-paga de livre movimentação pelo consumidor.
  • Iniciadora de transação de pagamento: inicia transação de pagamento sem ter os valores transferidos na prestação do serviço.
  • Contratante de serviço de encaminhamento de proposta de crédito: mantém contrato com correspondente no País para possibilitar ao consumidor solicitar proposta de operação de crédito por meio de plataforma eletrônica mantida pela contratada, informa o Banco Central do Brasil por meio de informações oficiais.
BC prioriza a segurança de informações 

Além disso, o BC enfatiza que as empresas envolvidas no Open Banking Brasil utilizam sua ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas de segurança aplicáveis em suas transações de pagamento, como TED, DOC e Pix

A segurança quanto às informações envolvidas em seus sistemas financeiros é um ponto focal do Banco Central do Brasil em projetos criados e geridos pela instituição. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.